Festa das Neves inspira livro de alunos da Rede Municipal de Ensino

As cores e sabores da Festa das Neves, que celebra o aniversário da cidade, inspiraram um livro produzido pelos alunos da Escola Municipal Professor João Medeiros, no Bairro dos Novaes. O evento de lançamento do material aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) e contou ainda com apresentações culturais feitas pelas crianças.

Intitulado ‘Minha cidade tem sabor do amor’, com textos e ilustrações produzidos pelos estudantes da Educação Infantil e Fundamental I é baseado na obra ‘O agente laranja e a maçã do amor’, de autoria do cantor e escritor paraibano Chico César.

“Eles se encantaram com a história infantil do livro de Chico César, que retrata a Festa das Neves. Na nossa releitura, nós incentivamos aos alunos a contar a história de um menino que sai do interior e faz de tudo para conhecer essa festa e a maçã do amor, que é destaque na obra”, explicou a diretora da Escola João Medeiros, Fátima de Sousa Chaves.

Professora de uma das turmas do 3º ano, Ericka Alves lembrou que para a construção da história do livro, os alunos leram a obra de Chico César várias vezes, discutiram a narrativa. E, para a produção da obra, as crianças participaram com pequenos textos, frases e desenhos.

“Foi um pedacinho da participação de cada um que influenciou tudo e fizemos essa história em coletivo. Para mim, o mais importante foi o deleite deles, ao ler a história em dupla, em conjunto e a interpretação que cada um fez além deles serem estimulados a manter o hábito da leitura e da escrita”, destacou a educadora.

O pequeno Rhenan Matias de Brito, de 9 anos, está entre as crianças que tiveram os textos incluídos na construção do livro. “Aprendi muito sobre a história da Paraíba e de João Pessoa e também sobre a nossa escola, a Festa das Neves. Gostei muito de escrever”, disse o aluno.

O projeto desenvolvido pela Escola Professor João Medeiros trabalhou obras referentes aos escritores paraibanos, como proposta da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) para o Prêmio Escola Nota 10. A ação faz parte projeto ‘Viajando nas Asas da Leitura’.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook