Félix Filho é homenageado com a maior comenda da OAB-PB e faz discurso contundente em favor das prerrogativas dos advogados

O advogado Félix Araújo Filho foi homenageado, na noite desta quarta-feira, 18, em João Pessoa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB, com a Medalha Oswaldo Trigueiro, a maior comenda da entidade estadual. A homenagem, pelos serviços prestados ao longo de uma carreira marcada pela ética, profissionalismo e zelo pelos princípios que norteiam a profissão, foi prestigiada pelo presidente da OAB nacional, Carlos Lamachia, além de autoridades de todo o Estado.
A entrega da comenda foi o ponto alto na abertura da VII Conferência Estadual da Advocacia Paraibana (Conap), no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), no Bairro de Jaguaribe, na capital. Acompanhado da família, Félix Filho foi calorosamente saudado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que enalteceu as qualidades de operador de Direito do campo criminal do advogado campinense e pela vida profissional exemplar.
“Trata-se de uma homenagem muito justa, pois ele representa bem a advocacia paraibana pela história de lutas, conquistas e exercício digno da profissão, sempre abrilhantando a advocacia perante a sociedade civil e a própria classe”, disse Paulo Maia. Cláudio Lamachia, por sua vez, endossou em seu discurso a fala de Maia, destacando a reconhecida contribuição de Félix para a advocacia e política paraibana e dizendo-se honrado, como presidente da OAB nacional, que congrega mais de um milhão de advogados, testemunhar um momento de elevação da classe como ocorria naquele instante.

Já o presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira, afirmou que Félix enobrece a advocacia campinense e paraibana. “Primeiro porque é um competente advogado na área criminal. Já foi Conselheiro Federal da OAB, prefeito de Campina Grande, presidente da Câmara da cidade. É um homem público do mais alto nível. Acho essa homenagem perfeita e justa, para aquele que nos honra e nos engrandece”, declarou.

Félix agradece

De improviso, em seu discurso, Félix Araújo Filho agradeceu a comenda outorgada por sua “casa” e destacou a elevada honra de receber a mais alta medalha da OAB-PB que leva o nome de um jurista cuja grandiosidade dos méritos envaidece aos homenageados.

Félix Filho agradeceu também à família pela esposa Ângela e os filhos Félix Neto, Ludmila e Fernando – além do neto Félix -, e apontou o seu discurso, na maior parte, a uma defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, principalmente num momento extremamente delicado para os operadores do Direito no Brasil.

Para o advogado, professor universitário, ex-prefeito de Campina Grande e ex-vereador, “a arte do Direito está em se contrapor, com a esperança, às desesperanças impostas”. Atacou os que, por convicção e desprezando a figura elementar das provas, se sentem “no Olimpo”, desprezando os elevados princípios do Estado de Direito Democrático, fomentando instabilidades em nome de uma vaidade que deturpa o sentido das instituições.

Finalmente, ao encerrar suas palavras para uma plateia hipnotizada pelos conceitos sobre o próprio mundo jurídico e a análise conjuntural de um Brasil que enfrenta desafios, Félix Araújo Filho prestou uma homenagem especial ao colega Johnson Abrantes, que concorreu com ele – sem que ambos soubessem – à outorga da comenda. Ressaltou o brilhantismo, como profissional e ser humano de Abrantes, dividiu com ele o prêmio e sentenciou, respeitando a decisão do colegiado. “A medalha para mim foi um ato de misericórdia; para Johnson teria sido um ato de justiça”.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook