Exposição de Martinho Patrício será aberta nesta quinta-feira na Galeria Casarão 34

A galeria Casarão 34 recebe, a partir desta quinta-feira (19), às 17h, a exposição “Expansão”, do artista visual Martinho Patrício. A mostra, que recebeu recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e pode ser vista até o dia 17 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

A individual “Expansão” surgiu da observação do cotidiano, da relação com os lugares e pessoas, da afetividade, e é composta por 110 obras, de pequenos formatos, sendo 50 telas, 30 desenhos e 30 fotografias, na qual o artista paraibano retrata deslocamento, território e construção, por um objeto feito em madeira e em escala natural de uma das pinturas, compondo uma instalação que dá título à mostra.

De acordo com Martinho Patrício, “Expansão” é um projeto que começou em 2002, mas que só agora, com o apoio do FMC, será mostrado por completo. “É a primeira vez que o projeto será visto com as pinturas, que foram feitas exclusivamente para esta exposição, assim como alguns desenhos e fotografias, que fui fazendo e registrando ao longo do tempo, como as expansões em conjunto habitacional da cidade”, disse o artista.

As fotografias mostram as intervenções feitas pelos moradores desse conjunto habitacional em suas casas. “Essas ‘expansões’ que eu trato em meu trabalho são as modificações que as pessoas fazem para atender a uma determinada necessidade. Então o trabalho trata dessas questões, das necessidades de cada um de nós de estar adaptando o nosso lugar, dessas mudanças que acontecem o tempo todo”, explicou Martinho.

O artista – Nascido em João Pessoa, Martinho Patrício é um dos artistas mais atuantes no circuito de arte contemporânea do País. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou individuais na Capital paraibana e já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife. Participou de coletivas em Santiago (Chile), Bruxelas (Bélgica) e Madrid (Espanha).

Serviço
Exposição “Expansão”
Artista: Martinho Patrício
Local: Casarão 34 (Praça Dom Adauto, Av. Visconde de Pelotas, 34, Centro)
Data: Quinta-feira, 19 de outubro (abertura)
Hora: 17h
Entrada gratuita

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.