Experiência exitosa de Quintal Produtivo é apresentada em evento sobre Dia Mundial da Alimentação na Emater

A implantação, pelo Governo do Estado, do Projeto Quintais Produtivos, sistema que permite conciliar a produção agrícola com a criação de pequenos animais, tem melhorado consideravelmente a vida e a renda de centenas de famílias agricultoras assistidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), unidade da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento  Agropecuário e Pesca (Sedap).

Essa foi a constatação da agricultora Maria de Fátima da Silva Oliveira, durante as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa). Ela relatou que chegou à Emater como beneficiária do Programa Bolsa Família e depois se integrou ao Programa Garantia Safra. “Eu não tinha nada na vida, só meus dois filhos e o meu marido, mas hoje, graças à ajuda que recebi da Emater, posso dizer que sou uma empreendedora em crescimento”, comemora.

No seu quintal produtivo, ela explora uma área de um hectare de onde tira o sustento da família e o excedente fornece para programas institucionais. A renda mensal é em torno de R$ 2.300. A diversificação das atividades inclui a criação de galinha caipira de corte e de postura, culturas de subsistência como feijão, milho, macaxeira, jerimum, além de fruteiras como graviola, caju, manga, acerola, sapoti, goiaba, maracujá e laranja cravo. Além de vender frango na pena e abatido para a região vizinha, fornece para o Pnae Municipal e Estadual. Já o excedente das fruteiras, vende para uma agroindústria de frutas. Também produz hortaliças, como coentro, pimentão e tomate para o consumo da família. O excedente comercializa na feira livre local.

A agricultora disse que a sua intenção é expandir seu negócio e já planeja comprar uma área vizinha ao seu terreno para implantar uma criação de suínos e dessa forma incrementar a renda. Neste ano, já contraiu dois empréstimos nos Bancos do Brasil e do Nordeste, no valor de R$ 15.000 cada, para ampliar o seu empreendimento.

Todo o trabalho envolve a mão-de-obra familiar, incluindo dois filhos adolescentes e o marido de dona Lúcia, seu Severino Bento de Oliveira, que deixou o trabalho na construção civil em João Pessoa para ajudar na unidade produtiva.

Início – Tudo começou em 2013 com a participação de um curso de avicultura alternativa promovido pela Emater e a compra de 60 pintinhos. Hoje, a atividade principal da agricultora é a criação de galinha caipira de corte e postura, garantindo em média a produção anual de 1.500 frangos. Atualmente, ela acessa as políticas públicas dos Programas Pnae e PAA e migrou da Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap) B para a Dap V para incrementar seu empreendimento que já conta com três aviários.
As extensionistas sociais da Emater Ângela de Cássia e Severina Lima prestam assessorias e orientam um grupo de mulheres empreendedoras que trabalham com quintais produtivos em Gurinhém, na região administrativa de Itabaiana. Elas acompanham a evolução de Lúcia de Fátima em sua unidade de produção e destacam a elevação da autoestima e a consciência de cidadania que ela tem. “Dona Lúcia ganhou cidadania, aumentou a autoestima e se sente valorizada”, enfatizam.

Projeto – Durante as comemorações do Dia mundial da Alimentação, a extensionista social Tereza Cristina de Carvalho apresentou o Projeto Circuito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Turismo Rural, que deve ser implantado no início de 2018 em todo o Estado. A iniciativa tem o objetivo de estimular o intercâmbio entre as zonas rural e urbana para conhecer os cenários de campo, envolvendo aspectos e elementos naturais e culturais, religiosos e diversidade étnica. Os agricultores participantes do projeto serão os próprios divulgadores e comercializadores de seus produtos e serviços.

Promovidas pelo Núcleo de Extensão Social da Emater, prestigiaram as comemorações do Dia do Mundial da Alimentação, representações do Procase, do projeto Cooperar, do Interpa, da Emepa, da Emater etc. As ações seguem até o final de outubro e acontecem em todos os municípios das 15 regionais da Emater no Estado e tem por objetivo estimular o hábito de uma alimentação saudável.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook