Evento neste sábado marca encerramento da Campanha Mundial da Psoríase

Uma mobilização neste sábado (28) no Busto de Tamandaré marca o encerramento das atividades da Campanha Mundial de Conscientização da Psoríase, apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir das 15h, profissionais da Atenção Básica estarão promovendo a prática de atividades físicas para a população, realizando verificação de pressão arterial e prestando orientações nutricionais.

O objetivo da campanha, que teve início no dia 23 de outubro, foi sensibilizar e conscientizar a população sobre a psoríase e seus aspectos agravantes, assim como orientar sobre o tratamento. Durante toda a semana, a programação na Capital contou com várias atividades, incluindo ações nas Unidades de Saúde da Família (USF), palestras e rodas de conversa em escolas da rede pública e privada, além de oficinas para pacientes do Centro de Referência em Psoríase.

Além da PMJP, participam da campanha o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Internacional da Paraíba, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Centro de Referência em Psoríase da Paraíba e Liga Acadêmica de Dermatologia da Paraíba (LIDERM).

Psoríase - A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica, não contagiosa e cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

Os sintomas da psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas ou com caroços; inchaço e rigidez nas articulações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. Caso perceba qualquer um dos sintomas, é importante procurar  um dermatologista imediatamente.

Compartilha via Whatsapp

Sobre TV AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.