Especialista lança livro sobre os cuidados com os familiares idosos

A professora e estudiosa da longevidade Marta Pessoa lança o livro “É tempo de cuidar. Eles envelheceram: E agora?”, no dia 9 de novembro, às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O livro tem enfoques variados sobre os cuidados com os familiares idosos e será apresentado pela professora e escritora Ana Adelaide Peixoto Tavares.
          Segundo a autora, a sociedade atual começa a enfrentar um dos seus mais importantes desafios, o fenômeno do envelhecimento populacional. Ela detalha: “Este livro fala da consequência mais imediata deste cenário: uma população idosa que vai precisar de cuidados, em maior ou menor grau. Quem e como se vai cuidar deles, são perguntas com poucas respostas”.
“No contexto deste livro, o termo cuidar não se refere somente à assistência provida pelos profissionais de saúde que apoiam o dia a dia do idoso e são conhecidos, no Brasil, como cuidadores. O cuidar que aqui se discute é o praticado pelos filhos, amigos ou responsáveis e tem um sentido mais amplo, com a conotação de que cuidar significa ajudá-los a viver de uma forma digna, respeitável, inclusiva e apoiada”, explica.
O livro tem prefácio assinado pelo presidente do Centro da Longevidade (ILC) – Brasil, Alexandre Kalache, e um texto da idealizadora do projeto e cofundadora do Mundo Prateado, Maristela Velloso.
A autora – Marta Pessoa é co-fundadora do Mundo Prateado, uma plataforma de difusão e curadoria de informações destinadas ao idoso e sua rede de apoio. Foi professora da Universidade Federal da Paraíba e diretora da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, atuando no mundo da internet acadêmica. É mestre em Ciência da Computação e pós graduada pelo Instituto Coppead de Administração, em Formação de Executivos. Atualmente é superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro.
Compartilha via Whatsapp

Sobre TV AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.