Equipe da Sedec se classifica para fase final da ‘Ação de Reconhecimento do Conviva’

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da equipe da Assessoria de Adequação dos Espaços Escolares, está entre os 10 municípios do Brasil finalistas da ‘3ª Ação de Reconhecimento’, plataforma Conviva Educação, no requisito ‘Espaços escolares’. 199 municípios inscreveram suas iniciativas. A próxima etapa, que é presencial, acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro em São Paulo.

A equipe que é formada por Suênya Soares, Camila Franco e Titiany Simarah desenvolveu uma prática exitosa nas 98 escolas da rede municipal, com destaque para a Escola Municipal João XXIII.

O trabalho mostra os ambientes transformados com a identidade dos alunos, criação de novos espaços para a prática das disciplinas que fez surgir estudantes interessados e comprometidos, bem como profissionais motivados e dispostos a desenvolver novas práticas pedagógicas. O tema foi ‘Adequação dos espaços físicos da Escola Municipal em Tempo Integral João XXIII na cidade de João Pessoa’.

Atualmente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa investe na melhoria dos espaços escolares com o intuito de tornar o aprendizado mais prazeroso, mais lúdico. Dessa forma é importante desenvolver projetos e propostas que levem em consideração os espaços físicos, com a finalidade de identificar questões e desafios que contribuam para a qualidade da educação.

“O Conviva Educação é uma plataforma gratuita que em parceria com outras instituições como a Undime, Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura, entre outras, tem por objetivo apoiar os dirigentes municipais de educação e equipes nos processos de gestão das secretarias, diretorias ou redes de ensino, o que facilitou a interação do trabalho com os demais setores da Sedec”, explicou Suênya Soares.

Planejamento e ação - Após definir a escola foram realizadas visitas à unidade de ensino aplicando o instrumento disponibilizado pela plataforma e ouvindo gestores, especialistas, professores e alunos. Com os subsídios coletados, a equipe retornou à Sedec para a inserção dos dados na Plataforma Conviva.

“Feito o diagnóstico dos problemas iniciou-se a análise dos ambientes para conferir quais estavam sendo utilizados de forma efetiva, quais precisavam de intervenções e quais poderiam ser adicionados. Paralelo a isso, foi feito o levantamento do mobiliário existente na escola para detectar quais estavam em condições de uso e qual a real necessidade de aquisição de novos equipamentos”, disse Camila Franco.

Premiação – durante a segunda etapa serão escolhidos o 1º, 2º e 3º lugares. A premiação será uma viagem internacional para a cidade de Rosário, na Argentina, onde a equipe vencedora terá a oportunidade de conhecer modelos de práticas educacionais.

“Estamos todos de parabéns porque isso é um trabalho feito em equipe e que envolve diretamente outros setores da Secretaria, a exemplo da equipe de articulação do Conviva no município, assessoria de engenharia, setor de manutenção, coordenação de Tempo Integral, assessoria técnica administrativa, divisão de patrimônio e setor de transporte. Agora é aguardar, com muita ansiedade, essa segunda e última etapa”, falou Titiany Simarah.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.