Creche é referência para implantação de horta no ambiente escolar e trabalho de Faculdade

Gestores de escolas da Rede Municipal de Ensino, dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram de uma oficina na tarde desta sexta-feira (27), no Crei Santa Clara, no bairro Castelo Branco. A oficina foi promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Ambiental e do Crei Santa Clara, em parceria com o IFPB.

Durante a parte teórica os participantes aprenderam o passo a passo de como implantar uma horta na escola, reunião com os funcionários da unidade de ensino, a preparação do terreno, semeadura dos produtos e a colheita.

A horta desenvolvida no Crei Santa Clara despertou a atenção das alunas do curso de Gestão Ambiental do IFPB, Shenia Drielly e Ana Cláudia, que fizeram a monografia de conclusão de curso baseado na experiência vivida nessa unidade de ensino. “Eu fiquei impressionada com o todo cuidado que se tem aqui. Entrevistamos a diretora da creche, Eliane Oliveira Fernandes, e me encantei. E o que me impressionou ainda é quantidade de coisas plantadas. Isso dá uma inspiração para fazermos em casa também”, falou com alegria Shenia Drielly.

A parte teórica da oficina foi ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental da Sedec, Maria Auxiliadora, que se emocionou ao relatar experiências vividas com o projeto Horta Escolar. “Nosso projeto enquanto secretaria de Educação está tendo uma dimensão universal porque existem instituições nos procurando para fazer pesquisas em cima desse projeto, haja vista que já tivemos alunos também de Geografia e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, além de uma tese de doutorado de um espanhol em cima do nosso projeto”, disse ela.

Os participantes também assistiram vídeos mostrando a vivência dos alunos durante os plantios e colheitas em unidades da rede municipal.

Passada toda a parte teórica foi a vez de vivenciar na prática. Os participantes foram para horta do Crei e ficaram atentos nas explicações da diretora Eliane.

Ela falou da emoção de ter a unidade de ensino escolhida para que fosse dada a oficina. “É um trabalho que sentimos uma satisfação imensa porque chegar aonde chegamos, ao ponto de uma Faculdade trazer os alunos para uma aula de campo, é gratificante. Mas tudo isso só é possível graças as nossas crianças que ajudam nessas tarefas e ao envolvimento dos nossos funcionários. Só tenho gratidão”, falou com orgulho a diretora.

Os participantes colherem berinjela, beterraba, tomates, batatas, alface, entre outras hortaliças. Ao final foi a vez de plantar também.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook