Conde recebe exposição itinerante que homenageia a antropóloga Lélia Gonzalez

O município de Conde está recebendo entre os dias 17 a 20 de outubro, a Exposição Itinerante Lélia Gonzalez – O Feminismo Negro no Palco da História. A exposição está sendo realizada na Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Augusto Athayde, no Centro do município de Conde nos horários da manhã e tarde com entrada gratuita.
São 16 painéis mais livro biográfico e vídeo que são utilizados para a construção de debates com os visitantes. De acordo com a Coordenadora de Mulheres, Jaciara Costa, “Lélia Gonzalez atuou ativamente nas mais importantes propostas de atuação do Movimento Negro no Brasil, além de ser uma das responsáveis pelo debate sobre o racismo nas universidades do país e em importantes fóruns internacionais, tronando-se uma referência sobre o feminino não só no Brasil, mas em diversos países do mundo”, destacou.
A exposição é realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Conde, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana e da Organização de Mulheres Negras Bamidelê, que concedeu o material para que a SEMDH levasse a exposição para vários município da Paraíba.
            Lélia Gonzalez (1935-1994) era uma historiadora, antropóloga e filosofa. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e uma das mulheres pioneiras do feminismo negro no Brasil. Seus trabalhos, permeados pelos cenários da ditadura política e da emergência dos movimentos sociais, revelam as múltiplas inserções, identificando sua preocupação em articular as lutas mais amplas em toda a sociedade, dando um maior destaque para as lutas das mulheres negras.
            A exposição é aberta a toda a população, mas as escolas que quiserem levar suas turmas, devem procurar a Coordenadoria de Mulheres, que fica na Secretaria de Educação, para que seja feito o agendamento. A exposição fica no município até a próxima sexta-feira, dia 20 de outubro.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.