Conde realiza nesta sexta-feira a 1ª edição da Virada da Educação nas comunidades do Gurugi e Ipiranga

O município de Conde recebe na próxima sexta-feira (27), a 1ª Edição da Virada da Educação, na Comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga. A ação tem início as 08h30 e envolve as Escolas Municipais Albino Pimentel e Lina Rodrigues. As atividades são realizadas de forma voluntária e tem como objetivo a promoção e o fortalecimento do território educativo da região. A ação está sendo promovida pela Semente Cinematográfica em parceria com a  Prefeitura Municipal de Conde, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, amora Produções e Movimento Entusiasmo.
Durante todo o dia serão realizadas diversas atividades, como oficinas, trilhas, vivências, espaços para diálogos, apresentações artísticas e mostras de filmes. As atividades da Virada são realizadas de forma voluntária, a partir da adesão espontânea de pessoas interessadas em compartilhar experiências e saberes e são oferecidas de forma gratuita para toda a comunidade.
As atividades começam com o cortejo cultural, que percorrerá as ruas das comunidades Gurugi-Ipiranga com muita música e poesia. As escolas estarão abertas para as atividades ao longo do dia. No CRAS de Gurugi a partir das 10h, haverá o encontro “Eu me incluo, você me inclui, nós  nos incluímos”, com Getúlio Martins e a oficina de cerâmica, promovida pelas Mães de Barro, que será realizada na sede “Mães de Barro” no Gurugi I.
Também serão realizadas outras atividades fora das escolas, como as trilhas de vivência para que os participantes da virada possam explorar e descobrir o território quilombola, com o passeio até a sede do Coco Novo Quilombo. No horário da tarde, as oficinas prosseguem nas escolas e uma vivência de ritmo com o Grupo Bongar, da cidade de Olinda, em Pernambuco, que será realizada na Escola Lina Rodrigues, encerrando o evento.
Sobre a Virada da Educação
É um projeto sobre provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada,que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares. A primeira edição da Virada aconteceu no Centro de São Paulo em 2014 e é realizada pelo Movimento Entusiasmo. Desde 2015, a Virada Educação é promovida em outras cidades no estado de São Paulo e outras regiões do Brasil por grupos independentes ao Movimento Entusiasmo. Esta é a primeira vez que a ação é realizada no município de Conde e está sendo realizada pela Semente Cinematográfica em, parceria com a Prefeitura Municipal de Conde, Amora Produções e Movimento Entusiasmo.

Serviço:
Virada Educação Conde 2017
Local: Escolas Municipais José Albino Pimentel e Lina Rodrigues, Comunidades Gurugi-Ipiranga / Conde – PB
Data: 27 de Outubro de 2017
Horário: 08h30 às 17h
Entrada gratuita em todas as atividades
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook