Com a proximidade do verão, médico alerta para cuidados com a saúde

Com a proximidade da chegada do período mais quente, o número de casos dengue, zika e chikungunya tende a aumentar. De acordo com o clínico geral, da Secretaria de Saúde (SMS), Nathan Lacerda, os cuidados devem ser também com relação à desidratação, intoxicação alimentar e micoses, principalmente nesse período do ano. “Por essa razão, é preciso redobrar os cuidados para não ser acometido por essas doenças durante o verão”, enfatizou.

A população deve tomar uma série de cuidados nessa estação do ano. Para aqueles que pretendem se expor ao sol, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água durante o dia, para prevenir a desidratação, sendo especialmente importante para pessoas idosas. Já em relação à radiação ultravioleta, é aconselhável utilizar sempre o protetor solar. “Este deve ser aplicado trinta minutos antes da exposição ao sol e os horários de maior radiação devem ser evitados, depois das 10h e antes das 16h”, orienta o médico.

Outras orientações são não permanecer com roupas e calçados úmidos, que favorecem a proliferação de micoses no verão, sendo importante manter cuidados de higiene pessoal e preferir vestuário seco. Além disso, é importante evitar a ingestão de alimentos com conservação duvidosa e utilizar repelentes, inclusive durante o dia, devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em casos de adoecimento, deve-se procurar atendimento médico para avaliação diagnóstica. No caso da desidratação grave, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairro de  Manaíra, Cruz das Armas e Valentina, estão melhor equipadas para receber esses pacientes. Em situações que não representam riscos, os usuários podem procurar as Unidades da Saúde da Família (USF). “A nossa rede de saúde está preparada para receber todas essas demandas”, afirmou.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook