Centro Pop realiza ação social para pessoas em situação de rua

Dentro da programação do Outubro Rosa desenvolvida pelas unidades da Prefeitura Municipal (PMJP), o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), vai realizar uma Ação Social, nesta quinta-feira (26), em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Mecânico II, para usuários em situação de rua e população em geral.

Durante toda a manhã haverá atividades de saúde preventiva que vai de vacinação contra o tétano, aferição de pressão arterial e uma “Mesa Saudável”, ocasião em que profissionais da saúde irão falar sobre auto cuidado e prevenção do câncer de mama.

O coordenador do Centro Pop, José Marcelo dos Anjos Sousa, diz que o evento é aberto. “Podem participar outras pessoas, mas a prioridade no atendimento será os nossos e as nossas usuárias”, lembra o coordenador.

Ele lembra que a equipe do Centro Pop está preparando um acolhimento bastante saudável para a população usuária. “Estamos preparando um acolhimento para os nossos usuários que começa com a higiene corporal e a alimentação com um reforçado café da manhã”, informou.

Atendimento - Atualmente o Centro Pop acolhe cerca de 80 pessoas, entre idosos e idosas, jovens e adultos, cujo endereço são os logradouros públicos.

O Centro Pop abre diariamente às 8h e fecha às 17h, com acolhimento, servindo um café da manhã. Às 13h serve o almoço e jantar a partir das 16h. “Existe todo um acolhimento diário que envolve atividade de higienização, com banho e descanso nos alojamentos masculino e feminino”, diz Marcelo.

Ele acrescenta que, diariamente, os usuários também recebem atendimento individual e/ou em grupos através de uma equipe técnica social, formada por uma pedagoga, assistentes sociais e educadores sociais. “O atendimento social normalmente é realizado através de oficinas educativas de segunda a sexta-feira”, informa.

Centro Pop – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), previsto pelo Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal, cujo serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.