Centro Cultural Casa da Pólvora recebe exposição com artistas Rose Catão e Vanessa Cardoso

O Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa, será o palco para exposição das artistas visuais Rose Catão e Vanessa Cardoso. A abertura do evento será na próxima quarta-feira (25), às 19h e a exposição ficará aberta ao público até o dia 25 de novembro. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope), tem intuito de incentivar e expandir o alcance da cultura e da arte local aos pessoenses. A entrada é gratuita.

Segundo Marcus Alves, sociólogo e curador da exposição, o Centro Cultural Casa da Pólvora está resgatando as atividades no Centro Histórico e essa exposição reúne duas gerações de artistas. “Estamos integrando as obras de Rose Catão, que já é consagrada e respeitada pelo público com as de Vanessa Cardoso, que está começando agora, mas também tem uma obra muito forte”, afirmou.

“Eu diria que essas duas artistas reunidas na Casa da Pólvora parecem se dedicar a uma arqueologia dos sentimentos urbanos quando recolhem fragmentos de discursos, de bilhetes e lembranças de homens e mulheres do povo. Constroem, nesse movimento, uma rede de tessituras finas e renovam muitas questões antigas em nosso próprio tempo: onde está a fronteira entre o amor, a dor ou a violência? Como ser livre?”, questiona Marcus Alves.

Rose Catão – Rose Mary Catão é natural de Campina Grande (PB) e mora em João Pessoa há mais de 50 anos. Artista plástica e professora de artes. Possui graduação em Educação Artística, especialização em cultura Afro-brasileira e mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem, ainda, cursos de Desenho e Pintura (Funesc), Gravura (Hermano José e Tereza Carmem – UFPB) e Xilogravura (José Altino – Atelier Miramar, João Pessoa).

Vanessa Cardoso – Vanessa Cardoso é natural de Guarabira (PB). Vive e trabalha em João Pessoa. A arte sempre foi uma paixão em sua vida e o fascínio pelas cores, formas e texturas vem desde a sua infância. Sua paixão é ilustrar, seu trabalho artístico caracteriza-se pelo uso das técnicas de gravura, aquarela e acrílica, com influências que vão da Pop Art à Arte contemporânea. Não se intitula feminista, mas se dedica a pintar o gênero feminino e suas particularidades de viver em uma sociedade patriarcal.

Serviço:

Artistas: Rose Catão e Vanessa Cardoso

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro

Data: Quarta-feira, 25 de outubro (abertura)

Hora: 19h

Entrada gratuita

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook