Brincarte expõe trabalho de reeducandas da penitenciária Maria Júlia Maranhão

Com a abertura, nesta sexta-feira (6), da 10ª edição da Feira de Brinquedo Popular (Brincarte), em João Pessoa, o universo infantil proporcionado pelo evento, já consolidado no calendário cultural do Estado, ganha um reforço: a exposição de bonecas confeccionadas por reeducandas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, resultado de um projeto de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) em parceria com o Poder Judiciário.

A Brincarte, promovida pelo Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, será realizada de 6 a 15 de outubro, no térreo do Shopping Sul, no bairro dos Bancários, na Capital. Ao todo, serão comercializados brinquedos confeccionados por 91 artesãos, selecionados por meio de edital de chamamento público.
De acordo com a diretora da Penitenciária Júlia Maranhão, Mirtes Daniele da Silva, foram confeccionadas 200 bonecas em três semanas de trabalho. “Esse projeto, retomado em maio, tem proporcionado mudanças significativas na vida das reeducandas que participam dele. Além da remissão da pena, 50% do que é arrecadado com a venda das bonecas é depositado em uma poupança. Os demais 50% são revertidos na compra de material para que o projeto continue”, explicou.

Brincarte – Em sua 10ª edição, a Brincarte vai reunir trabalhos de 91 artesãos oriundos das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Remígio. Serão comercializados piões, mamulengos, bonecos de pano e petecas, por exemplo.

A gestora do PAP, Lu Maia, destaca que, além de gerar ocupação e renda, a Brincarte tem sido importante na divulgação e na preservação do artesanato paraibano. “Além de representar de forma muito genuína aquele universo infantil que continua firme, a Brincarte tem proporcionado ainda mais visibilidade aos nossos artesãos”, afirmou.

Serviço – 10ª Brincarte (de 6 a 15 de outubro)
Térreo do Shopping Sul, avenida Sérgio Guerra, 900 – Bancários
Horários de funcionamento:
- segunda a quarta: 10h às 21h
- quinta a sábado: 10h às 22h
- domingos e feriados: 11h às 21h

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98843-3536.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook