'Aprendiz de Vereador': parlamentar destaca isenção na taxa de inscrição em concursos municipais como sugestão do projeto

O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) salientou a importância de aproximar o Legislativo do ambiente acadêmico, louvando a iniciativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que instituiu o projeto ‘Aprendiz de Vereador’, em vigência na Casa. A iniciativa visa a possibilitar aos estudantes do ensino superior passarem duas semanas imersos nos trabalhos do cotidiano de um vereador e de seu gabinete. Ao final desse período, os universitários vão sugerir projetos que podem até virar Lei Municipal.

Na oportunidade, Lucas de Brito destacou que, na Legislatura passada, seu gabinete recebeu 50 jovens em função do programa. Ele antecipou que, nesta edição do ‘Aprendiz de Vereador’, está recebendo o estudante do primeiro período de Direito da Unipê Pedro Chaves. “Ele já sugeriu uma proposta, a partir da qual pede-se a liberação de pessoas inscritas no CadÚnico, Cadastro para programas sociais do Governo Federal, do pagamento de inscrição em concursos públicos municipais”, revelou.

Segundo Lucas de Brito, a Capital ainda não tinha uma regulamentação a respeito da gratuidade de inscrições em editais de concursos municipais. “Para fins de pagamento de uma taxa de inscrição em concurso público, parece-me ser um critério justo para se conceder uma isenção, estar inscrito em programas sociais do Governo Federal. Tenho certeza de que todos os jovens universitários que têm vivenciado o trabalho da Câmara vão trazer propostas que não necessariamente possam ganhar a forma de Projetos de Lei (PL), mas que, em essência, indiquem mais desenvolvimento para a cidade”, relatou o parlamentar, garantindo que propostas seguirão para o Executivo.

Em aparte, Raíssa Lacerda (PSD) lembrou que o ‘Aprendiz de Vereador’ está dentro do novo modelo de iniciativas proposto pela atual Mesa Diretora da Casa Napoleão Laureano. “Cumpre com algo que adotamos ainda mais forte agora: propagar a Câmara de forma positiva, levando mais enfaticamente ainda o conhecimento de tudo sobre o Legislativo ao povo da cidade”, frisou a vereadora.

Concordando com ela, Carlão (PSDC) sugeriu que os frutos da iniciativa da CMJP “serão percebidos já já, pois o ‘Aprendiz de Vereador’ vai aprimorar o entendimento do que é a política municipal e como são as estruturas de uma casa legislativa. Vai abrir mais a mente desses cidadãos, proliferando a Câmara dentro das universidades, escolas e residências”, afirmou.

Ao finalizar seu discurso, Lucas de Brito salientou que acredita firmemente na desconstrução do preconceito dentro das casas políticas, enfatizando que o ‘Aprendiz de Vereador’ também é uma porta de entrada para combater o descrédito dos cidadãos com a política. “Eles [aprendizes de vereador] terão uma visão geral do que é o Legislativo e vão reproduzir positivamente uma boa imagem, não só da Câmara, mas da política”, reiterou o parlamentar.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook