Alunos da Rede Estadual expõem projetos de robótica no Espaço Cultural

Alunos da Rede Estadual de Ensino expõem trabalhos de robótica na 15ª Semana da Ciência e Tecnologia, que ocorre nestas terça (24) e quarta-feira (26) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).

Os alunos da Rede Estadual de Ensino e outras instituições expõem trabalhos nas áreas de redes digitais, energia, habitação, matemática, robótica e ciências agrônomas. Participam desta etapa diversos parceiros, a exemplo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao todo, são 12 projetos na área de redes digitais de cidadania.
Os projetos são voltados para as cidades digitais e abordam as áreas de saúde da família e agricultura familiar, este desenvolvido pela Secretaria de Educação para o ensino médio em parceria com a Fapesq. Uma das ideias propõe aplicações de energia solar em residenciais, comércio e na agroecologia. Há abordagens sobre primeiro emprego, microempresa e entre outras.
Ao todo, são 12 projetos na área de Redes Digitais de Cidadania, da Fapesq. “A realização desse evento é a junção dos projetos desenvolvidos por alunos da Rede Estadual e pela Fapesq, que englobam primeiro emprego, agricultura familiar, questão de gênero e microempreendedorismo. É um evento que beneficia o acesso à tecnologia principalmente cidades menores”, afirmou Cláudio Furtado, presidente da Fapesq.
A gerente da 1ª Regional de Ensino, Wleica Aragão, a participação dos alunos da Rede Estadual na Feira da Ciência e Tecnologia mostra os investimentos realizados pelo Governo do Estado na educação paraibana. “Esses trabalhos expostos mostram, antes de tudo, as condições de ensino que os alunos da Rede Estadual têm atualmente, com laboratórios bem equipados, proporcionando uma aprendizagem moderna e eficaz. Essa exposição é o cotidiano de nossas escolas”, frisou.

Estímulo à aprendizagem – Entre os trabalhos expostos durante a Semana da Ciência e Tecnologia, os de robótica atraem a atenção dos visitantes.
Para o estudante Max Rodrigues, da Escola Estadual de Fundamental e Médio Horácio de Almeida, no Alto do Mateus, em João Pessoa, a participação nos projetos de robótica, além de melhorar as notas em disciplinas como Física, desenvolve o gosto pela sala de aula. “Quando resolvi participar desse projeto, percebi que conteúdos complexos, como as Leis de Newton, foram assimilados de forma mais fácil. Outros colegas também ficaram mais entusiasmados pelas aulas”, disse.

O professor Ricardo Rodrigues destaca outro ponto dos projetos realizados na Escola Estadual Horácio de Almeida, como em tantas outras. “Um dos pontos fortes desse projeto é a interdisciplinaridade. Ao participar do projeto de robótica, implantado na escola há três anos, os alunos aprendem não apenas física, mas disciplinas como matemática e química”, acrescentou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até o dia 23 de novembro com atividades realizadas nos municípios de Campina Grande, Remígio, Cabaceiras e São Bento. A próxima cidade a receber a programação será Campina Grande, de 27 a 29 de outubro, com vitrines tecnológicas.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook