Alunos da rede estadual expõem projetos tecnológicos no Espaço Cultural nesta terça-feira

A programação alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá continuidade nesta terça-feira (24), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.  Haverá vitrine tecnológica com trabalhos na área de robótica, desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino, e projetos pelas universidades públicas e pesquisadores. O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceira com a Fundação de Apoio a Pesquisa da Paraíba (Fapesq).
Cláudio Furtado, presidente da Fapesq, ressalta a importância da realização do evento no estado. “Esse evento serve  para mostrarmos o que vem sendo feito na área de tecnologia. Nosso estado tem uma grande variedade de trabalhos tecnológicos e essa programação também é importante para que a tecnologia possa ser divulgada e popularizada. É uma forma também de mostrar o que os estudantes vêm produzindo nas escolas, nas universidades e nos centros de pesquisas”, destacou.

As vitrinas tecnológicas reúnem mostras de projetos desenvolvidos em conjunto com grupos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (EUPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Os projetos são voltados para as cidades digitais que abordam trabalhos nas áreas de saúde da família, agricultura familiar, primeiro emprego, microempresa, entre outros. Também fazem parte da vitrine tecnológica, os kits de energia solar desenvolvido pela Secretaria de Educação para o ensino médio em parceria com a Fapesq. A idea dos kits é propor aplicações de energia solar instalações residenciais, comerciais e na agroecologia.

A parceria entre a Fapesq e a Secretaria de Educação oportuniza os estudantes a apresentarem seus projetos, como explica Rubenilson dos Santos, gerente executivo do ensino médio. “Alunos de 21 escolas estaduais vão participar da mostra. Será uma oportunidade para que os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, para que eles apresentem a comunidade seus projetos de iniciação cientifica, práticas laboratoriais e intervenção social. Esses projetos são desenvolvidos durante o ano com a orientação dos professores através de diversas ferramentas hoje disponíveis nas escolas estaduais, como os laboratórios de robótica, ciências naturais, energias renováveis, bem como programas como Gira Mundo, que oportuniza o intercâmbio para o Canadá, Portugal e Espanha, e os programas Se Sabe de Repente, que permite o protagonismo dos estudantes, além das ações das Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas”, explicou Rubenilson.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até o dia 23 de novembro com atividades realizadas nos municípios de Campina Grande, Remígio, Cabaceiras e São Bento. A próxima cidade a receber a programação será Campina Grande, de 27 a 29 de outubro, com vitrines tecnológicas.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook