Vice-prefeito de Recife dá inicio ao ciclo de palestras alusivas às comemorações dos 70 anos da Câmara

A celebração dos 70 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi iniciada na tarde desta sexta-feira (29), com a abertura do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’. O evento, que aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, contou com a presença do vice-prefeito de Recife (PE), Luciano Siqueira (PCdoB), que realizou uma palestra com o tema ‘Frente Ampla: Novos Rumos para o Brasil’. A palestra de Luciano Siqueira é a primeira de uma série que irá acontecer até dezembro, para celebrar os 70 anos do Legislativo Municipal.

O vice-prefeito de Recife fez uma análise ampla do cenário econômico e político do Brasil na atualidade com o olhar diferenciado de quem acompanha de perto a administração de uma das maiores cidades do Nordeste.

No início de sua explanação, o palestrante lembrou da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Guerrilha do Araguaia, movimento de luta armada que ocorreu na região do Araguaia (divisa entre os estados de Tocantins e Pará), entre os anos de 1972 e 1975. Este movimento era contrário à ditadura militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964

“Antes da minha breve fala, preciso ressaltar a importância do Poder Legislativo, principalmente no momento por que passa nosso país. Vivemos um momento político incerto gerado por um ato de exceção que criou essa situação político-institucional que está o Brasil”, comentou.

A palestra do vice-prefeito se estruturou em quatro vertentes: conflitos e tensões no mundo; ofensiva imperialista e luta dos povos; o balanço dos governos Lula e Dilma; e “o governo ilegítimo contra o Brasil e o povo”. O dirigente destacou que a ascensão da classe menos favorecida no Brasil foi um ponto crucial na mudança de gestão do país em conjunto com a disputa política no parlamento federal. Ele conclamou a sociedade civil organizada a unir forças em torno de uma plataforma comum para retomar o processo de mudanças do país.

Prestigiaram o evento o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB); o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB); os vereadores Raíssa Lacerda (PSD) e Marcos Henriques (PT); o vereador licenciado e atual secretário do Procon Municipal, Helton Renê (PCdoB); o presidente do diretório municipal do PCdoB, Agamenon Sarinho; além de diversos militantes da vida política da cidade.

70 Anos de História

Um ciclo de debates, mesas-redondas, documentários, peça de teatro, livro e um selo comemorativo integram a programação que irá celebrar os 70 anos da retomada da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A programação completa foi divulgada na quinta-feira (28), durante um encontro da Mesa Diretora com a imprensa.

O ponto de partida para os 70 anos é a reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 14 de novembro de 1947, quando foram empossados todos os vereadores eleitos em outubro do ano anterior, a partir de uma nova Constituição, instalada em 1946, que pôs fim aos anos de chumbo da Era Vargas.

Convocados pela Justiça Eleitoral, os vereadores tomaram posse no térreo da Sociedade de Medicina (atual anexo da Câmara, localizado em frente à sede da Casa Napoleão Laureano) em meio a uma festa popular realizada ali na frente, no entorno no Pavilhão do Chá.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook