Secretaria de Saúde promove atividades culturais para idosos em Mostra de Talentos

Esta sexta-feira (29) foi um dia de muita animação, com danças, música, poesias, peças teatrais e cuidados com a saúde. Tudo isso aconteceu durante a X Mostra de Talentos da Pessoa Idosa, realizada no Centro Cultural de Mangabeira. A programação faz parte do calendário de eventos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Realizado anualmente, o evento visa revelar, através de atividades artísticas e lúdicas, os talentos da pessoa idosa e promover um envelhecimento ativo e saudável, com o aumento da autoestima e da ampliação da rede social dessas pessoas. O vice-prefeito Manuel Junior esteve presente no evento e ressaltou o compromisso que a atual gestão tem em promover a qualidade de vida na melhor idade.

“É maravilhoso ver como os nossos idosos estão sendo bem cuidados pelos profissionais de saúde da prefeitura. Eventos como esse mostra que a administração municipal está cuidando com muito zelo da cidade e das pessoas de todas as faixas etárias, principalmente da pessoa idosa, que merece nosso carinho e respeito”, destacou Manoel Junior.

A programação contou com atividades de argiloterapia, auriculoterapia, orientações nutricionais e de saúde bucal, verificação de pressão arterial, tudo isso realizado por profissionais que atuam na Atenção Básica do município. Em parceria com o Centro Cultural de Mangabeira, as participantes tiveram ‘O Dia de Beleza’.

“Tenho muito orgulho em participar de um evento como esse e ver que na rede de assistência está cuidando da pessoa idosa de forma integral”, ressaltou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde. “Essa mostra, que acontece todos os anos, consegue reunir e propiciar a integração de vários idosos, que atualmente integram 94 grupos na Atenção Básica”, completou.

Saúde do Idoso – A Prefeitura de João Pessoa atende os idosos por meio das 195 equipes de saúde da família, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

Na Atenção Básica são cadastrados 47 mil idosos, que são atendidos e encaminhados para diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, neurologista, reumatologistas, entre outras. Também há assistência farmacêutica, enfermeiros, fisioterapêutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais.

Nos serviços os usuários podem contar ainda com os grupos de prevenção e promoção por meio de estímulos de memórias, escolas de posturas e participar dos grupos de convivência, além de atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência nas USFs.

Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook