Professores da UEPB concluem negociação com Governo e conseguem descongelamento das progressões de carreira

Depois de quase três anos com seus salários congelados, os professores da Universidade Estadual da Paraíba conseguiram fechar hoje um acordo com o Governo do Estado e a Reitoria da UEPB para descongelar a aplicação das suas progressões de carreira que estão retidas desde 2016, quando a lei estadual Nº 10.660/2016, congelou reajustes salariais e progressões para todos os servidores do poder executivo.
O acordo fechado hoje permitirá a incorporação das progressões que deveria ter sido aplicadas aos salários nos anos de 2015, 2016 e 2017, a partir de outubro. O presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, explicou que o Governo do Estado não abriu espaço para nenhum tipo de negociação sobre reposição salarial, mas que o sindicato continuará pautando esta reivindincação.
Com a liberação para a incorporação da progressão de carreira, a estimativa é que cada professor que acesse este direito tenha um acréscimo de 8% em seu vencimento. De acordo com o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações da UEPB, os docentes podem progredir a cada dois anos.
O presidente da UEPB, Nelson Júnior, avaliou que o acordo foi resultado das mobilizações da categoria, dos três meses de greve deste ano e das ações políticas da diretoria. “É importante ressaltar a força da unidade dos professores com os técnico-administrativos e do apoio dos estudantes, através do DCE-UEPB”, lembrou.
O acordo entre o Governo, a Reitoria da UEPB e os sindicatos dos técnico-administrativos e dos professores foi fechado numa reunião que ocorreu no início da tarde, no Aeroporto João Suassuna, com a presença do governador Ricardo Coutinho e do secretário executivo de planejamento, Fábio Maia.
Do encontro também participaram o reitor da UEPB, Rangel Júnior, o presidente do Sintespb, Fernando Borges e o vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, que acompanhou todo processo de negociação, nos últimos dois meses. Também participaram do encontro diretora secretária da ADUEPB, Elizabete Vale e do representante da Comissão de Negociação, Etham Barbosa.
Greve
A Greve dos docentes da UEPB ocorreu nos meses de abril, maio e junho deste ano e tinha como principais reivindicações o cumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB, a garantia dos valores do duodécimo da UEPB de acordo com o orçamento construído e aprovado pelo Consuni, no valor de $ 410 milhões, reposição 23,61%, o descongelamento do PCCR, o concurso público para docentes e contratação imediata dos concursados, a consolidação/construção de infraestrutura adequada aos campi, controle social do orçamento da universidade, cumprimento do acordo da Greve 2015, ampliação e melhorias na Política de Assistência Estudantil.
ASSEMBLEIA
Na próxima quarta-feira (27/09), a diretoria da ADUEPB realizará uma assembleia geral da categoria, a partir das 9h, com a seguinte pauta: 1) Informes, 2) conclusão das negociações com o Governo do Estado e 3) Encaminhamentos. O local ainda não foi definido e será divulgado nos próximos dias.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook