Prefeito visita obras do Conventinho e destaca ocupação do Centro Histórico com cultura e artes

Dar vida ao Centro Histórico da terceira cidade mais antiga do País tem sido mais que um planejamento, é uma realidade desde 2013 em João Pessoa. Depois de várias obras já entregues que transformaram para melhor a ocupação da parte mais antiga da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) avança nesta política de revitalização com mais obras importantes como o Novo Conventinho e o projeto de moradias Villa Sanhauá. Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Luciano Cartaxo, vistoriou as obras do Conventinho, onde vai funcionar, muito em breve, a Biblioteca Municipal da Capital e um Centro de Cultura e Artes.

“O desafio que estamos colocando em prática e fazendo os investimentos necessários é para que tenhamos no Centro Histórico um polo turístico, econômico e cultural cada vez mais forte. O Conventinho tem uma simbologia muito importante e estamos acompanhando passo a passo as obras de sua recuperação, porque aqui vai funcionar a Biblioteca Municipal e um Centro de Cultura e Artes, trazendo mais vida para nossa parte mais antiga da cidade e o que é melhor, vida com cultura”, afirmou Luciano Cartaxo.

A requalificação conta com a criação de uma guarita, um bicicletário e estacionamento. Será instalada uma praça e um anfiteatro no local. O projeto prevê a criação de espaços multiuso, Escola de Arte e Música, além da Biblioteca. O valor do contrato está orçado em R$ 2,8 milhões e o projeto foi concebido de uma parceria entre as equipes das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac).

Há apenas 20 dias, o prefeito entregou a Praça Venâncio Neiva e o Novo Pavilhão do Chá totalmente requalificado, onde agora funciona um Centro Cultural. Lá já estão sendo realizadas diversas atividades culturais envolvendo as artes, como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas, palestras, nos mesmos moldes do Centro Cultural de Mangabeira, também entregue pela atual gestão. Mas a lista de obras no Centro Histórico vai além. Desde 2013, a PMJP já entregou o Novo Parque da Lagoa, a requalificação das Praças da Independência, Praça 1817, Praça João Pessoa, Galeria Augusto dos Anjos e o Centro Cultural Casa da Pólvora, Hotel Globo, entre outras.

“Nossa gestão tem feito um investimento muito grande na revitalização do Centro Histórico, porque aqui está a nossa origem, a alma da cidade e é um projeto que estamos implementando e colocando uma visão muito ampla de tornar o nosso Centro Histórico um espaço de cultura, de lazer, de investimento e de economia. Em muitos destes locais, nós não estamos apenas restaurando os prédios, mas oferecendo novas funções, novos sentidos de uso, porque assim nós teremos novamente o pessoense ocupando e fazendo uso destes espaços”, declarou Luciano Cartaxo.

Além dessas obras, o prefeito inaugurou, no final do ano passado, uma Base Integrada da Guarda Municipal, nas proximidades do Hotel Globo, para garantir a segurança preventiva e cidadã aos moradores e turistas que visitam o Centro Histórico, além da preservação da história da cidade.

Villa Sanhauá – O projeto trata-se da reforma e revitalização de oito antigos casarões da Rua João Suassuna, com o objetivo de proporcionar condições de habitabilidade ao local, assim como garantir uma nova dinâmica de uso comercial. Todo o projeto, vanguardista no Brasil, foi inteiramente elaborado por técnicos da Secretaria de Habitação (Semhab) e está sendo desenvolvido com recursos próprios da administração municipal, orçado em R$ 4.211.934,00.

A Villa Sanhauá será composta de 17 unidades habitacionais, sendo uma unidade adaptada para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), seis unidades comerciais e uma unidade reservada para uso institucional. Os espaços comerciais variam entre 40,06m² e 131,70m². As habitações terão dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. O projeto prevê a abertura de um pátio interno que integra os Casarões, gerando um espaço comum de acesso que possibilita a ventilação e a iluminação naturais das unidades habitacionais.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.