Prefeito entrega USF e beneficia 16 mil pessoas com atendimento qualificado do Gerente Saúde

Aproximadamente 16 mil moradores dos bairros Cristo e Rangel que buscam o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Espaço Saúde, contam agora com uma estrutura totalmente renovada e um serviço ainda mais qualificado. Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Luciano Cartaxo entregou a reforma da USF, com a ampliação dos espaços, novas salas e climatização, gerando mais conforto aos usuários. Mas, desde maio, a população não só desta, mas de todas as 98 unidades da Atenção Básica, já contam com o Programa Gerente Saúde, recebendo um serviço mais humanizado, ágil e com resultados efetivos na melhora da saúde da Capital.



O investimento na recuperação da USF Espaço Saúde, no Cristo, foi de R$ 280 mil, garantindo mais conforto a mais de 4 mil famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) da área de abrangência da unidade. Ela é formada por quatro equipes de Saúde da Família (Vale Verde, Novo Horizonte, Cristo Conjunto e Rangel II). Na USF serão ofertados atendimento médico, de enfermagem, odontológico, vacinação, curativo, verificação de pressão arterial e glicemia, realização de testes rápidos, exame citológico, marcação de consultas, pólo de farmácia com assistência farmacêutica, atividades do programa de Saúde na Escola, entre outros serviços.

“Quando a gente faz a entrega de um equipamento de saúde como este, significa dizer que estamos indo muito além da organização da estrutura física da USF. É claro que vamos ofertar aos profissionais de saúde melhores condições de trabalho e aos usuários do SUS uma estrutura melhor e conforto, mas isso é apenas uma parte do projeto Programa Gerente Saúde. Ele foi pensado e construído junto com toda a equipe da Saúde. Já qualificamos todos os profissionais que trabalham no atendimento das unidades e conseguimos oferecer um serviço mais humanizado e qualificado para a população”, destacou Luciano Cartaxo.

Ele ressaltou que os resultados dos primeiros meses do Programa Gerente Saúde revelam a melhoria do atendimento na atenção básica do município. “A partir do programa nós passamos a fazer uma medição qualificada do Índice de Satisfação do Usuário. E quem diz que o atendimento está sendo bom não é o prefeito, não é o secretário de Saúde ou um diretor de distrito. Quem diz isso é o próprio usuário através de entrevistas, na qual eles avaliam o atendimento, como foi a consulta, o acesso aos medicamentos. E a cada avaliação, o grau de satisfação eleva-se, o que demonstra que estamos no caminho certo”, declarou.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou todo o trabalho que vem sendo realizado nesta área pelo prefeito Luciano Cartaxo e como o Gerente Saúde contribui com os resultados. “Estes profissionais estão em 100% das Unidades de Saúde da Família conversando com os agentes comunitários, com os médicos, com odontólogos. Eles fazem a interligação com o distrito, com a Secretaria de Saúde, e também conversam com os usuários, escutam suas demandas e resolvem todas as questões relativas aos atendimentos”, disse.

Mais investimentos – No lançamento do Programa Gerente Saúde, em maio, o prefeito Luciano Cartaxo, anunciou também, um investimento de R$ 12 milhões na construção de 16 Unidades de Saúde da Família (USF) em substituição a unidades que funcionavam em prédios alugados ou para ampliar os serviços chegando a novas localidades. Além disso, as obras da UPA Especialidades no Bancários, seguem em ritmo avançado e o prédio deve estar em pleno funcionamento no início do próximo ano, garantindo à João Pessoa uma cobertura de 100% através das Unidades de Pronto Atendimento. Isso porque, além da UPA Oceania, o prefeito Luciano Cartaxo já construiu e entregou duas UPAs, no Valentina e em Cruz das Armas.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook