Paraíba participa de Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba, participa até esta quarta-feira (20) do I Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes. O evento se realiza no Hotel Vila Galé - Rio de Janeiro, uma ação do projeto GLO.ACT (International Organization for Migration), juntamente com a União Europeia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Aproximadamente 20 estados da federação estarão participando durante dois dias de uma longa discussão sobre a temática do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e contrabando de migrantes. O seminário traz como objetivo central debater, conscientizar, sensibilizar e reunir toda rede do Brasil para um momento de reflexão por meio da troca de experiências e fortalecer e melhorar a comunicação da rede de enfrentamento em âmbito nacional.

Vários pontos são discutidos no evento, como debater os principais aspectos da nova Lei nº 13.344, de 6 outubro 2016, debater os principais aspectos do contrabando de migrantes, conhecer práticas e metodologias adotadas em outros países, conhecer os dados estatísticos sobre o tráfico de pessoas no Brasil, e definir os próximos passos no planejamento do III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, entre os demais.

A Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes foi lançada no último 19 de abril na Casa da ONU em Brasília. GLO.ACT é uma iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019)  pela União Européia e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

A GLO.ACT trabalhará com os países selecionados, incluindo o Brasil, no desenvolvimento e implementação de respostas nacionais abrangentes de combate ao tráfico e contrabando de pessoas, garantindo a adoção de uma abordagem dupla de prevenção e proteção. Além da assistência dada às autoridades governamentais, a iniciativa também beneficiará diretamente as organizações da sociedade civil, bem como atenderá vítimas de tráfico e contrabando de migrantes.

"Participar desse seminário será uma experiência rica, um momento oportuno para conhecer outras realidades e vivências. É uma honra pra mim representar a Paraíba  e dar visibilidade ao Comitê Estadual em nível nacional e internacional, falar da luta e dos desafios que enfrentamos diariamente. Esse evento vai nos trazer um grande aprendizado. O comitê, apesar de ser considerado jovem, ele já vem nos dando resultados favoráveis e também sendo reconhecido em nível nacional. A Paraíba participará de uma reunião específica de núcleos e postos de acolhimento do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, durante esse momento será distribuído folders informativos que foram divulgados na campanha Coração Azul - 30 de julho, dia mundial do Enfrentamento", avaliou a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas, Vanessa Araújo de Oliveira Lima.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.