Palestra com Frei Betto aborda Avanços e intervenções da Cidadania nesta quarta


Resultado de imagem para Frei Betto

Frei Betto será o quinto palestrante do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba, nesta quarta-feira (27), na sala de concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, a partir das 19h. O tema em debate será Avanços e intervenções da Cidadania para a refundação democrática da Política – Desigualdades sociais e profundidades das crises política, societária, civilizatória. A entrada é gratuita.

A transformação do sistema político e sua liberação da tutela do poder econômico. Função social estratégica das políticas públicas. A “radicalização” da Cidadania orientada para a requalificação democrática da Política. Pluralidade, diversidade e democracia: uma tríade virtuosa da Cidadania. Caminhos da resistência e da esperança cidadãs, também serão temas debatidos pelo frei.

O ciclo de debates prosseguirá, até dezembro, com palestras, especialistas e intelectuais convidados para qualificar o debate de temas de relevância para a Paraíba e para o Brasil, especialmente neste grave momento histórico-político-civilizatório. O Governo, assim, não apenas exerce sua competência constitucional de proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência como também estimula na esfera pública a prática republicana da cidadania e da livre formação da consciência crítica.

Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”. Foi um dos fundadores da Agência de Notícias Frei Tito de Alencar Lima para América Latina (Adital), criada no ano 2000 por sua iniciativa.

Recebeu vários prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos. Ganhou também diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Recebeu também o Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela União Brasileira dos Escritores (UBE) Intelectual do Ano, em 1986. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio ALBA de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária.

No fim de 2014 foi a primeira personalidade a ganhar o Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns por sua trajetória em prol dos direitos humanos. Doutor Honoris Causa em Filosofia, título concedido pela Universidade de Havana, em outubro de 2015. É membro do Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional. No dia 6 de abril de 2016, o Conselho Universitário da Universidad

Nacional da Costa Rica outorgou a Frei Betto a Medalla Universidad Nacional em reconhecimento por seu legado que tanto tem influenciado a arte, a educação e outras formas de expressão e pensamento da humanidade, principalmente na América Latina, além de propagar uma cultura de paz e respeito à terra e à vida humana. Neste ano, recebeu das mãos do presidente do Equador, Rafael Correa, a Medalha da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Oficial, por sua destacada luta em defesa dos Direitos Humanos, trajetória que o tornou referência na história contemporânea da América Latina.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook