O combate ao tabagismo é discutido na Câmara da Capital


Na tarde desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial com a finalidade de discutir o combate ao tabagismo e a aplicação da legislação estadual e municipal, que preveem a adoção de ações educativas e preventivas de combate ao tabagismo nas escolas da cidade. Na ocasião, o presidente do Comitê de Controle ao Tabagismo da Paraíba, pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, ministrou a palestra “Tabagismo em Queda Livre”. A propositura do evento foi do vereador Marcos Henriques (PT), em parceria com a Associação Médica da Paraíba.


A mesa de trabalho foi composta pelo propositor da sessão e o pneumologista; a secretária adjunta da Saúde Municipal, Ana Giovânia Medeiros; além da presidente da Associação Médica da Paraíba, Débora Eugênia Braga; a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia na Paraíba, Enedina Claudino; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Eva Vicente; e a presidente da Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia na Paraíba, Maria Alenita de Oliveira.


O vereador Marcos Henriques lembrou que o mês de agosto é de luta contra o câncer e que o tabagismo é um dos grandes fatores desencadeadores de diversos cânceres. “É muito importante esta discussão. O país gasta mais de 60 milhões com problemas de saúde relacionados ao tabagismo. Vamos falar sobre questões preventivas contra este mal”, falou. Ele ainda anunciou que elabora um Projeto de Lei (PL) que vai preconizar campanhas de combate ao tabagismo nas escolas da Capital.


A pneumologista Débora Eugênia destacou a parceria da Câmara Municipal com a Sociedade Médica em todas as campanhas relacionadas a questões de saúde da população. Já a secretária adjunta Ana Giovânia e a gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Andressa Cavalcante apresentaram ações realizadas pela Gestão Municipal no combate ao tabagismo. “Em João Pessoa são mais de 100 mil pessoas que podem contar com serviços gratuitos oferecidos para fumantes pela Secretaria”, enfatizou Andressa.


O pneumologista Sebastião Costa alertou sobre o aumento do número de fumantes entre os adolescentes e realizou uma explanação sobre a história do tabagismo. “Houve uma campanha muito forte que modificou a mentalidade em relação ao tabagismo, antes glamourizado e hoje estigmatizado, que fez com que a mortalidade relacionadas ao fumo caísse. Mas precisamos de novas campanhas para conscientizar nossas crianças e jovens sobre o malefício do tabagismo na saúde de todos”, alertou.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook