Governo do Estado realiza programação para celebrar Semana do Idoso

Para comemorar o Dia do Idoso que transcorre no próximo dia 1º de outubro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) desenvolverá uma semana de eventos, no período de 2 a 6 de outubro. A abertura acontece nesta segunda-feira (2), a partir das 14h30, com apresentações culturais de idosos que frequentam os Centros Sociais Urbanos (CSUs), e que vivem nas Instituições de Longa Permanência Vila Vicentina e Lar da Providência.

De acordo com a programação, na terça-feira (3), a partir das 6h, será realizada a Caminhada da Pessoa Idosa e frequentadores do Projeto Natação no Mar, na praia do Cabo Branco, partindo do final da Avenida Beira Rio. Na quarta-feira (4), a partir das 8h, os idosos das Instituições de Longa Permanência visitarão o Forte de Santa Catarina, em Cabedelo, onde assistirão apresentação da Orquestra do Prima; e às 14h, irão ao cinema no Manaíra Shopping. A semana será encerrada na sexta-feira (6), com almoço e show dançante.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, lembra que o Brasil possui atualmente uma maior longevidade. “Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de outros órgãos que estudam a longevidade e realizam pesquisas, apontam que, em 2025, teremos 30 milhões de idosos, se considerarmos que em 2000, tínhamos 15 milhões, mais que duplicamos. E isso não pode ser visto como problema, significa que a humanidade avançou na área da medicina, saúde e políticas públicas. Porém o país e o Estado da Paraíba precisa planejar como vamos dar qualidade de vida, e as relações que iremos estabelecer na sociedade para os idosos. A chegada à Terceira Idade não pode ser encarada como fim de linha, abandono, como desproteção. A Paraíba tem se preparado, tem formatado políticas públicas de longo prazo para a pessoa idosa”, comentou.

Cida Ramos ainda destacou que a terceira idade tem vários segmentos, entre os quais aqueles que vivem em abrigo. “A Paraíba é um dos únicos Estados a olhar para esse segmento e traçar política como o Projeto Acolher, que coloca recursos nas Instituições de Longa Permanência – ILP. Temos o Cidade Madura, condomínio para idosos, exemplo para o Brasil e para o Mundo, com casas adaptadas, infraestrutura e equipamentos. O que significa agregação, mais que um condomínio, é um conceito de cidadania, de autonomia, de qualidade de vida. Temos trabalho desenvolvido nos Conselhos da Pessoa Idosa, iremos equipar com infraestrutura necessária esses Conselhos. O Manual do Idoso, que trata dos direitos e deveres, telefones de instituições e entidades de proteção ao idoso. Temos os Centros Sociais Urbanos – CSUs, que desenvolvem atividades profissionalizantes, culturais e esportivas com idosos. O Núcleo do Idoso, no bairro do Castelo Branco, local com piscina, academia, desenvolvendo atividades de teatro e dança para os idosos”, enumerou.

A secretária  do Desenvolvimento Humano ainda observou que o Governo do Estado tem apoiado os municípios por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com o cofinancimento. E completou: “O Disque 123, fundamental no combate à violação contra o idoso, e para que as denúncias possam ser apuradas rapidamente. Essas são algumas das ações que o Governo do Estado tem feito no sentido de sistematizar uma Política para o idoso. Dando qualidade de vida, segurança alimentar e nutricional, através do Cartão Alimentação, estamos avançando na Política. Um Estado que já teve um tempo que nunca olhou para os idosos, hoje consegue ter ações, programas e serviços”.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.