Governo discute produção científica voltada para a pessoa com deficiência

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizaram, nesta terça-feira (19), o I Seminário Estadual de Produção Científica, que tem como tema: Garantindo Dignidade e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, o Governo do Estado tem feito um esforço imenso para tratar a política da pessoa com deficiência, como política pública. “Portanto não é de um órgão, mas do Estado, e tem sido feito esforços para consolidar serviços, ações e programas. Mas ainda temos a lacuna de sistematizar e pensar sobre nosso trabalho. E esse é também um espaço para discutirmos um país, um estado que tem uma dívida imensa com as pessoas com deficiência. E esse seminário vem para somar, para que universidades e instituições discutam mais a temática”, ressaltou.

A presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, destacou que o evento reúne diversos parceiros, numa ação interdisciplinar. No seminário foram apresentados cerca de 70 trabalhos produzidos por profissionais de diversas áreas, desenvolvendo a temática da pessoa com deficiência. “Trabalhando num órgão como Funad é que entendemos como ainda existe a necessidade de estudar essa temática. E nesse momento o Governo do Estado realiza um seminário envolvendo diversas instâncias, não apenas do Governo, para discutir a temática e debater com estudiosos da área, discutindo a questão da acessibilidade, inclusão escolar. O Brasil do ponto de vista da Legislação nos últimos anos avançou muito com relação ao Marco Legal da Pessoa com Deficiência, mas precisamos avançar também na implementação das políticas públicas”, afirmou.

O seminário tem como objetivo debater políticas sociais voltadas à pessoa com deficiência; proporcionar espaço para a discussão e troca de conhecimentos sobre as temáticas relacionadas à pessoa com deficiência; propiciar visibilidade e disseminar estudos e experiências de estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam com pessoas com deficiência.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook