Gestores da SMS apresentam novo serviço da Rede Municipal para pessoas com deficiência

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram nesta sexta-feira (29) para a apresentação dos serviços ofertados no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência, que será inaugurado em breve no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), em Jaguaribe. A reunião contou com a presença da primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo.

O novo serviço vai complementar os atendimentos oferecidos no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), localizado no bairro Pedro Gondim, que presta assistência a crianças e adolescentes menores de 18 anos. Com o novo centro, será ampliada a oferta na assistência para todas as faixas etárias, agilizando o fluxo de atendimento aos usuários residentes na Capital que necessitam de cuidados especializados.

“Esse Centro está focado na reabilitação e nos cuidados às pessoas com deficiência, seja ela física ou intelectual, facilitando a vida e contribuindo para dar mais dignidade a essas pessoas que necessitam dessa assistência. E agora teremos um serviço com atenção integrada para que eles tenham uma melhor qualidade de vida”, afirmou a primeira-dama Maísa Cartaxo.

Os usuários do centro terão acesso à assistência social, atendimento a estomizados, educador físico, fisioterapia, fonoaudiologia, ortopedia, órtese e próteses, psicologia, psiquiatria adulto e infantil, urologia, terapia ocupacional, jiu-jitsu e dispensação de insumos. Os atendimentos poderão ser individuais ou coletivos, dependendo de cada caso.

A apresentação foi conduzida pela secretária-adjunta de saúde, Ana Giovana Medeiros. “O serviço vai complementar a assistência prestada no Centro de Inclusão, pois vai atender a toda faixa etária e conta com outras especialidades que não são ofertados no outro centro. Estamos tentando sempre melhorar, porque mais do que proporcionar acessibilidade, temos que trabalhar com o sentimento de oferecer uma assistência humanizada”, disse.

De acordo com ela, será feito um recadastramento das pessoas com deficiência atendidas na Rede Municipal com a finalidade de melhorar o fluxo de atendimento, que será centralizado no novo serviço.

A estrutura do local contará com acessibilidade, estacionamento prioritário, recepção, farmácia, três consultórios, três salas de fisioterapia, espaço de vivência, espaço de reabilitação, dois banheiros adaptados, duas salas de turbilhão (para fisioterapia) e uma sala de radiografia. Os atendimentos poderão ser individuais ou coletivos.

Participaram, também, da reunião, representantes do novo serviço, dos cinco distritos sanitários, Atenção Básica, Atenção Especializada, Gerência de Medicamentos, Cais Jaguaribe, Centro de Inclusão, Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) e a vereadora Helena Holanda.

Para a representante da Asdef, Carolina Vieira, a inauguração desse novo espaço significa uma conquista. “A expectativa que esse serviço seja efetivado é enorme porque é uma luta que nós temos há anos e será muito importante porque nós que somos pessoas com deficiência precisamos desse serviço de referência”, comentou.

Órtese e Prótese – Com a inauguração do Centro de Reabilitação, o setor de Órtese, Prótese e Estomizados estará em novas instalações. Assim, a instalação da prótese será realizada no próprio local e ainda haverá maior assistência aos usuários estomizados.

Centro de Inclusão - O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD), que já funciona, presta assistência a crianças e jovens de até 18 anos, moradores do município de João Pessoa, com as mais variadas deficiências. No serviço são desenvolvidas atividades voltadas ao tratamento precoce e/ou de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência e/ou distúrbios de comportamento ou de aprendizagem.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook