Estela realiza audiências itinerantes para debater o uso das águas da Transposição

Durante os meses de setembro e outubro, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) realiza uma série de audiências públicas itinerantes com o objetivo de discutir o uso e a gestão das águas do projeto de integração do Rio São Francisco. Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri serão as primeiras cidades a receber a audiência, que acontecem próxima sexta-feira (22).

Em São Domingos do Cariri, a audiência acontece na Escola Estadual Francisco Deodato do Nascimento, no bairro do Cruzeiro, a partir das 15h. No município de Barra de São Miguel, o encontro será realizado às 19h, no Clube O Braizão, distrito de Floresta.

O público alvo das audiências são os pequenos agricultores e produtores locais. “É importante que esses agricultores se informem sobre o acesso à essa água e quais as normas e exigências devem ser cumpridas”, afirmou Estela, lembrando que diversos órgãos do governo estadual estarão presentes na audiência.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infra estrutura hídrica do Brasil, contemplando os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de cerca de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios.

De acordo com uma resolução da Agência Nacional das Águas – ANA, o Sistema Hídrico Rio Paraíba-Boqueirão  permitem o uso da água somente para consumo humano, para matar a sede de animais e para atividades de subsistência, como a agricultura familiar. Aproximadamente 1.000 propriedades no rio Paraíba e no reservatório Boqueirão serão beneficiados.

Participam da discussão representantes da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; Sudema; Aesa; Fetag e sindicatos locais dos trabalhadores rurais; Cagepa; Procase; Cooperar; Ministério da Intergração; DER; INSA; Gestão Unificada – Emepa, Emater e Interpa; Polícia ambiental; Secretaria de Estado da Agricultura; INCRA; Prefeituras; Câmaras de vereadores; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; ANA; Famup; Embrapa e Ibama.

As audiências seguem nos dias 06/10, nas cidades de Monteiro e Camalaú, e 18/10, nos municípios de Cabaceiras e Boqueirão.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.