Escola Especial de Música Juarez Johnson realiza ações de inclusão social

A Escola Especial de Música Juarez Johnson tem realizado ações de educação musical junto a crianças, jovens e adultos com deficiência. Aulas de instrumentos e de musicalização têm proporcionado o desenvolvimento dessas pessoas. A escola representa uma alternativa de inclusão social. Destacando que – nesta quinta-feira, dia 21, - é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O envolvimento com a música possibilita a ativação de novas estruturas cerebrais possibilitando, além do desenvolvimento musical, a melhoria em outros aspectos, como a coordenação motora, comunicação ou memorização.

Além do mais, a música tem sido uma importante ferramenta de inclusão social. Recentemente a escola tem recebido alunos com microcefalia em suas turmas de musicalização infantil, um estímulo a mais ao desenvolvimento dessas crianças.

Com uma extensa lista de espera, a EEMJJ é referência no desenvolvimento de atividades artístico-culturais e atendimento a pessoas com necessidades especiais pela abordagem individual que adota. O público alvo são crianças com idade a partir de um ano e jovens que possuam ocorrências como síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, paraplegia, deficiência visual, hidrocefalia, nanismo, mutismo, mielomeningocele, elefantíase, síndrome de Asperger e síndrome de William.

De acordo com o diretor da unidade, Leonnardo Limongi, a principal estratégia de atuação da Escola Especial de Música Juarez Johnson é desenvolver, socializar, harmonizar, integrar as crianças com a sociedade. Por meio da educação musical, os alunos desenvolvem suas aptidões para a arte, o que contribui para melhoria do ensino e aprendizagem.

Sobre a escola – Equipamento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a EEMJJ foi fundada no dia 25 de outubro de 2009 e caracteriza-se por seu pioneirismo. É a primeira Escola Especial de Música do Brasil voltada exclusivamente para alunos com necessidades especiais. A unidade tem como objetivo primordial a atenção integral e atendimento humanizado à pessoa com deficiência por meio do ensino da música.

Verdadeiro exemplo de cidadania e superação, o projeto tem contribuído para a inclusão social de crianças e adolescentes. São pessoas que encontram, através da convivência com uma equipe capacitada, a chance de superar obstáculos. Além dos professores de música, a equipe conta com psicólogo, fisioterapeuta e enfermeira para dar acompanhamento aos alunos.

Método - Cada criança assiste a 2 aulas por semana com atendimento individual ou em conjunto, dependendo da avaliação do professor responsável. O método permite que o professor conheça as dificuldades e aptidões do aluno, e assim possa desenvolver um trabalho que aproveite da melhor forma possível as potencialidades da criança, aguçando os estímulos através de analogias com cores e números, e alcançando um resultado promissor num menor espaço de tempo. Neste processo, o acompanhamento dos pais dando continuidade ao trabalho é de fundamental importância no progresso da criança.

O conteúdo das aulas varia de acordo com o ritmo e percepção do aluno. Alguns têm contato com a teoria musical, mas o foco das aulas se concentra na prática, na realização da música. Além da música, os estudantes têm contato com outras linguagens artísticas como pintura e teatro, permitindo outras formas de expressão e comunicação.

O corpo docente é formado por cinco músicos que ensinam piano, violino e violoncelo. A equipe conta também com o suporte de profissionais especializados como o psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e fonoaudiólogo.

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