Detran-PB lembra 5º aniversário da Lei Seca durante Semana Nacional de Trânsito em Cajazeiras

A Lei Seca no Estado foi instalada em 2012, no auge dos debates em torno dos acidentes automobilísticos, durante a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, a programação da SNT, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), inclui debates também sobre o tema, a partir desta quinta-feira (21), data alusiva ao aniversário de 5 anos da operação. O evento está programado para as 8h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, com a participação do superintendente Agamenon Vieira.
Segundo o chefe da Divisão de Policiamento e Fiscalização do Detran da Paraíba, capitão Carlos Eduardo de Melo, as atividades da Operação Lei Seca consistem em blitzen educativas, preventivas e punitivas regularmente, com a utilização de bafômetros, “no intuito de promover a conscientização da sociedade e punir os infratores quanto aos riscos eminentes da combinação de álcool e direção”.

Criada pela Lei 11.706/2008 e tornada mais rígida por meio da Lei 12.760/2012, ambas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Operação Lei Seca na Paraíba já foi responsável, até então, pela autuação de 10.812 condutores por dirigir sob o efeito de álcool; pela apreensão de 9.308 carteiras de habilitação; pela remoção de 5.687 veículos aos pátios do Detran; pela realização de quase 174 mil testes de bafômetro, além de 626 pessoas conduzidas às delegacias.
Na versão de 2017, a SNT na Paraíba tem como tema “Nós somos o trânsito”, com o propósito de envolver todos os atores da sociedade, engajados na luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortes e sequelados no trânsito da Paraíba e do Brasil. Segundo o superintendente Agamenon Vieira, a união de todos é que vai determinar a vitória dessa luta, inclusive no sentido de estancar o número de vítimas, bem como a sangria aos cofres públicos com atendimentos emergenciais que poderiam ser evitados. A abertura oficial ocorreu nessa segunda-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Nesta quarta-feira (20), a programação se estendeu ao município de Patos, com grande evento na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, com a participação do superintendente Agamenon Vieira e demais autoridades locais. Sob a coordenação da Ciretran daquele município, em consonância com a Diretoria de Engenharia do Detran-PB, houve distribuição de cartilhas e palestra proferida pela chefe da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Poliana Figueiredo.
A programação da SNT chegará a Cajazeiras nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, com audiência pública no CDL, sob a coordenação da Ciretran daquele município e palestra da chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, além de distribuição de cartilhas sobre o tema. O município de Sousa será contemplado na sexta-feira (22), a partir das 10h, na Câmara Municipal, sob a responsabilidade da Ciretran e palestra da chefe da EPTran.
O encerramento da SNT está programado para as 9h da próxima segunda-feira (25), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, coordenado pela Ciretran daquele município, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. Todos os eventos contarão com a participação do superintendente do Detran da Paraíba.

Na ocasião, haverá uma exposição de trabalhos sobre Educação para o Trânsito, produzida pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, panfletagem e mesa de encerramento com entrega das premiações aos vencedores do jogo digital “Desafio Superprático Detran”. O evento será finalizado com a apresentação do Grupo Musical Sivuquiando, daquela instituição de ensino.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook