Crianças que dormiam embaixo de ônibus em Mamanguape, na PB, são levadas para abrigo


Crianças que dormiam embaixo de ônibus aparecem em fotos do dia do acidente em Mamanguape, na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

As crianças que dormiram embaixo de um ônibus na cidade de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, foram encaminhadas para um abrigo, sob guarda da Justiça, segundo informou o Conselho Tutelar do município na noite da terça-feira (26). A guarda provisória em abrigo foi solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) depois que uma das crianças morreu atropelada e outra ficou ferida quando o motorista do ônibus deu partida sem saber que as crianças estavam embaixo do veículo, no sábado (23).
“Os meninos estão sob guarda da Justiça até esperar a audiência para ver como eles vão ficar. Elas estão bem e fora de perigo”, informou a conselheira tutelar Thais Rosas, que acompanha o caso.
A situação em que as crianças viviam foi registrada em fotografias por um morador da região que queria denunciar o caso ao conselho tutelar. As imagens foram feitas no mesmo dia do acidente e mostram as crianças descalças, sujas, mexendo no lixo. "Elas viviam abandonadas mesmo, passava o dia todo [na rua]", diz o morador que não quis ser identificado.

Segundo Thais Rosas, vizinhos também informaram que eram frequentes os casos em que as crianças dormiam fora de casa. Os moradores da região, inclusive, contam que muitas vezes eles dormiam em uma sucata que fica em um terreno baldio.

“Conseguimos apurar com testemunhas e vizinhos que o dia do acidente não foi o primeiro caso. Fomos informados que várias vezes, principalmente quando os pais dos meninos bebiam, eles expulsavam as crianças de casa e eles dormiam ao relento”, explica a conselheira.
Na noite do sábado, quatro crianças, sendo três irmãos e um primo, estavam dormindo embaixo do ônibus quando o motorista, sem saber que elas estavam no local, deu partida. “Duas conseguiram acordar, mas outras duas, no sono mais pesado, não acordaram e aconteceu essa tragédia”, disse a conselheira.
Crianças que dormiam embaixo de ônibus pediam e catavam comida na rua, segundo vizinhos
Mãe e padrasto foram localizados
As crianças moravam com a mãe, que está grávida, e o padrasto. A polícia segue investigando o caso, depois de ter localizado os dois. "Identificamos inclusive que no momento do acidente eles estavam sob efeito de bebida alcoólica, então vamos investigar também o crime de maus tratos", explica o delegado Thiago Augusto Cavalcante dos Anjos.
Segundo a conselheira tutelar Thais Rosas, o órgão pediu ao MPPB para que entrasse na justiça solicitando a perda da guarda das crianças até que a apuração do caso seja concluída. “Como é uma coisa frequente, fica claro que os pais não têm capacidade de se responsabilizar pela segurança dos filhos”, comenta.

G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.