CORDEIROS: Escolas de São José dos Cordeiros homenageiam Nordeste em desfile cívico

O município de São José dos Cordeiros, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta quarta-feira (06) o desfile cívico de suas escolas e instituições municipais. O tema desenvolvido pelo desfile foi definido pela equipe pedagógica e trabalhado em conjunto por todas as escolas: “Nordeste – sua cultura descreve seu povo”.

As escolas municipais trouxeram em seus pelotões aspectos culturais marcantes dos nove Estados da região Nordeste, numa releitura das tradições culturais históricas próprias da região.

As 11 escolas da zona rural apresentaram em seu pelotão os Estados de Pernambuco e Alagoas, exibindo o frevo e o reisado.

A Escola Municipal de Educação Infantil Eurídice de Andrade Farias trouxe os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, mostrando aspectos como o pastoril, o reisado, o coco de roda e os índios.

A Escola Municipal Manoel da Silva Almeida veio com os Estados da Paraíba e Sergipe, apresentando festas populares dos dois estados a exemplo da Festa do Mel, realizada no próprio município de São José dos Cordeiros, do abacaxi, de Nossa Senhora das Neves, de Nossa Senhora dos Milagres, danças como o xaxado, coco de roda, chegança, reisado, pau de fitas, além de aspectos como o cangaço e o artesanato.

O CEJA veio com aspectos dos Estados do Maranhão e Piauí, como literatos e artistas, coco de roda, bumba meu boi, reggae e artesanato.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentou nas ruas o Estado da Bahia, trazendo o maculelê, a capoeira e as baianas.

Os pelotões foram conduzidos pela Banda Marcial da Escola Municipal Manoel da Silva Almeida, grupo da própria cidade de São José dos Cordeiros.

Várias autoridades do município, a exemplo de secretários e vereadores estiveram presentes ao desfile e representaram o prefeito Jefferson Roberto que está de licença médica. A secretária de educação Flávia Dowsley comemorou o sucesso do projeto desenvolvido nas escolas e finalizado com maestria através dos desfiles cívicos e disse que é papel da educação valorizar e fortalecer nossa cultura, transformando-a em aprendizado tanto para estudantes como para o público em geral.

Veja mais imagens do desfile das escolas municipais de São José dos Cordeiros:









Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook