Conde realiza a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial no dia 28 de setembro

O município de Conde realizará no dia 28 de setembro a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II Compir), através da Coordenação da Diversidade Humana e com o auxílio de vários órgãos da prefeitura como o Orçamento Democrático e a Coordenação de Cultura, Secomd, Coordenadoria de Mulheres, Juventude, além de lideranças e entidades da sociedade civil oficializadas pela Comissão Organizadora Municipal do evento em Diário Oficial, o Decreto Nº 0063/2017, de 19 de setembro de 2017.

A Conferência, que acontecerá no Salão Paroquial do Centro de Conde, a partir das 8h da manhã, tem como tema “O Brasil na Década do Afrodescendente: o Conde lutando pelo reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos" e terá como objetivos principais analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovadas nas I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além de reafirmar o compromisso do Governo Municipal com as políticas públicas de enfrentamento ao racismo institucional e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social em Conde. O público alvo são os povos e comunidades tradicionais de Conde, porém a Conferência é aberta a toda a população.

Inscrições

As inscrições serão feitas no local do evento e, a partir do tema principal, os participantes serão divididos em 04 subtemas de debate. No ato da inscrição, cada pessoa escolherá um dos eixos de discussão para debater e construir propostas que serão lidas e votadas em plenário.

Os grupos de trabalho são: I - "Do reconhecimento dos afrodescendentes e indígenas", II - "Da garantia de justiça aos afrodescendentes e indígenas", III - "Do desenvolvimento dos afrodescendentes e indígenas” e IV - "Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes e indígenas”.
Na abertura haverá uma mesa redonda para debater a situação dos povos e comunidades tradicionais do Brasil e de Conde com os seguintes palestrantes:
- Estevão Martins Palitot – professor de Antropologia da UFPB
- Juscelino de Souza – estudante de Antropologia e representante da Articulação da Juventude Indígena Tabajara (Ajita)
- Lindivaldo Junior (Júnior Afro) – Historiador, ex-diretor da Fundação Palmares e ex-gerente de ações afirmativas da Seppir Nacional.
- Mãe Renilda Bezerra de Albuquerque – Presidenta da Federação Independente de Cultos Afrobrasileiros da PB e Vice-Presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial no Estado, Conselheira do Consea e de Saúde da PB.
- Ana de Ipiranga – Quilombola e ativista da Cultura Popular
A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é a preparatória para a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada pela Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, e esta será sucedida pela nacional, a IV CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).
Década Afro
Declarada pela ONU, a Década Internacional de Afrodescendentes será celebrada de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, com a participação dos 196 países-membros da Organização.
No Brasil, as atividades referentes ao período serão desenvolvidas sob a coordenação da Seppir, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para outras informações, visite o site decada-afro-onu.org

Confira a Programação da II COMPIR de Conde:

• 08h – Credenciamento;
• 08h30 – Mística de Abertura – Peinha Teixeira e representações dos povos indígenas e de terreiros;
• 9h - Composição da Mesa de Abertura;
• 09h30 - Leitura e aprovação do Regimento Interno;
•10h30 – Mesa Redonda– “O Brasil na década dos afrodescendentes, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, com Lindivaldo Junior / Estevão Martins Palitot / Mãe Renilda / Ana de Ipiranga / Juscelino de Souza;
• 12h – Almoço / Apresentação de Capoeiras e Grupo Musical;
• 14h – Divisão de Eixos de Trabalho;
Eixo I – Do Reconhecimento dos Afrodescendentes e Indígenas;
Eixo II – Da garantia de Justiça dos afrodescendentes Indígenas;
Eixo III – Do desenvolvimento dos Afrodescendentes;
Eixo IV – Discriminação Múltipla ou agravada dos afrodescendentes e Indígenas;
• 16h – Plenária Final – Socialização dos trabalhos em Grupo;
• 16h30min – Aprovação das Propostas para o Município, Estado e Nacional e eleição dos delegados/as para a Estadual;
• 17h – Encerramento (Apresentação Cultural).
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook