Cerest qualifica profissionais para vigilância em Saúde do Trabalhador na região de Patos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Patos, realiza até o fim desta semana o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O curso é certificado pela Fiocruz, com carga horária de 40 horas, e tem o objetivo de qualificar profissionais agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador e efetuar a vigilância nos locais de trabalho

Segundo Iara Dayane, coordenadora do Cerest Patos, a intenção foi atrair para a capacitação todos os profissionais que participaram do curso básico de vigilância Saúde do Trabalhador, realizado em maio deste ano, como também oferecer a qualificação às associações, sindicatos e aos próprios trabalhadores, para que sejam, enfim, realizadas inspeções de saúde nos locais de trabalho, sejam públicos ou privados.

A capacitação torna-se importante na perspectiva de controle social sobre os processos produtivos, visando à promoção da saúde, qualidade de vida do trabalhador. diversos assuntos fazem parte do conteúdo do curso, como conhecimento da legislação pertinente à vigilância em saúde do trabalhador; desencadeamento de ações de intervenção epidemiológica e sanitária em situações específicas; conhecimento e o desenvolvimento de metodologias de investigação/intervenção.

A partir dessa qualificação busca-se maior comprometimento do agente público na mudança da realidade saúde-trabalho, a percepção da realidade epidemiológica e sanitária dos atores instrucionais e sindicais envolvidos, numa relação de aprendizagem, construção e reconstrução do conhecimento em prol da saúde do trabalhador.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook