Câmara celebrou 'Dia Internacional do Idoso' nesta terça-feira (19)

O ‘Dia Internacional do Idoso’ foi celebrado no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta terça-feira (19), em sessão especial, proposta pela Mesa Diretora. O ‘Dia Internacional do Idoso’ é comemorado anualmente em 1º de outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. No Brasil essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.

A vereadora Helena Holanda (PP) presidiu as discussões realizadas sobre o tema apresentado durante a sessão especial. “É de grande relevância trazer para esta Casa assuntos que tragam melhorias para as pessoas de nossa cidade. O idoso é uma causa nobre e merece respeito e direito de ter uma qualidade de vida. Precisamos de pessoas que lutem pelos direitos do idoso em uma união de forças”, discursou.

Contribuíram com as discussões do evento o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Jorge Rocha Pedrosa; a secretária adjunta municipal da Saúde, Ana Giovana Medeiros; a psicóloga Maria de Fátima Holanda; a diretora social da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Rosália Maria Lins Araújo; a diretora do Clube da Pessoa Idosa do Instituto de Previdência do Município(IPM), Elisângela Varanda; a presidente do Instituto Paraibano do Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Antônia Oliveira Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Lisonete Lucena; o diretor da Escola Educar, coronel Valderedo Borba; e a professora de Gerontologia da UFPB Ana Karenina Amaral.

O secretário Eduardo Jorge Rocha Pedrosa falou que o trabalho que desenvolve para os idoso é o que tem de melhor na secretaria, por viver momentos especiais nos 'grupos da melhor idade'. Ele anunciou a criação da primeira 'Casa de Passagem para o Idoso de João Pessoa' para receber os idosos de outra cidade que venham à Capital para realizar tratamento de saúde. A adjunta da saúde, Ana Giovana Medeiros, falou das ações que a pasta realiza voltadas à pessoa idosa.

A professora Ana Karenina Amaral fez uma explanação sobre o Programa 'Ações Socioeducativas e Práticas para o Bem Estar e Qualidade de Vida do Idoso. “Com esse trabalho empoderamos a pessoa idosa para executar melhor suas atividades cotidianas”, explicou.

Um vídeo com imagens sobre o cotidiano do idoso embalado pela música 'Meu Velho', na voz do cantor Altemar Dutra; e o Grupo da Melhor Idade 'Alegria de Viver' da Apae realizou uma apresentação cantando a música 'Paraíba'.

Os idosos possuem seus direitos garantidos por lei. No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. O documento apresenta várias normas a serem cumpridas e respeitadas pela população.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook