Artesãs comemoram vendas na Primeira Semana Empreendedora do Pavilhão do Chá

Até a próxima sexta-feira (22), 72 empreendedoras de João Pessoa estão expondo e comercializando seus trabalhos durante a Primeira Semana Empreendedora do Centro Cultural Pavilhão do Chá. Na tarde desta segunda-feira (18), elas comemoraram as vendas no espaço que voltou a ser frequentado por pessoenses e turistas, após a revitalização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). 

O evento é uma parceria entre o Centro Cultural Pavilhão do Chá e o projeto João Pessoa Artesã, coordenado pela primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo. “Todas as artesãs são do projeto João Pessoa Artesã. Esse espaço aqui tem um valor histórico e cultural muito rico e, após a revitalização, os guias turísticos voltaram a frenquentar o espaço. Todas elas agradecem muito à Prefeitura de João Pessoa”, afirmou Regina Bonfá, coordenadora de Ttrabalho e Enfrentamento à Pobreza da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEEPM).

No local, o público poderá conferir trabalhos em crochê, crochê de grampo, tapeçaria de ráfia, fantoches, pintura em tecido, arranjos e bonecas em EVA, arranjos de meias, artigos religiosos, sandálias customizadas, tricô, caixas em MDF, bijuterias, trabalhos em fuxico, bordado, madeira, biscuit, bonecas de pano, pesos de porta, cadernos decorados com tecidos, oratórios e artesanato com cabaças. Já no quesito alimentação, o público poderá provar tortas salgadas, doces, pamonhas, canjica, e biscoitos e bolos sem glúten.

Artesãs comemoram – “Eu trabalho com fantoches e bonecas de pano. Aqui na feira, eu estou vendendo, principalmente, os fantoches de personagens de desenhos infantis. Está chegando agora o Dia das Crianças e todo mundo fica encantado com meu trabalho. Sempre participo das exposições porque também é uma forma de ajudar no orçamento da família”, disse Josefa Noronha.

“É um trabalho totalmente paraibano. Sou artesã há oito anos e amo meu trabalho. É bom porque complementa minha renda, faço novas amigas e é uma ótima opção para passar meu tempo. Ao mesmo tempo que fico trabalhando aqui, fazendo novas bonecas, os turistas e pessoenses admiram nosso trabalho e fico muito feliz”, ressaltou Conceição Silva.

Público comemora – A comerciante Karina Sousa, moradora das Trincheiras, estava passando pelo local com a tia e aproveitou para conhecer a exposição. “Eu moro aqui perto e passo diariamente pelo Pavilhão do Chá. Essa feira veio só acrescentar na movimentação do Centro Histórico. É bom tanto para os artesãos quanto para o público”, afirmou.

A tia dela, Nilda Gomes, mora na cidade de Recife e ficou surpresa com a mudança do espaço. “Eu sempre venho para a casa da minha sobrinha e fiquei surpresa como ficou lindo o Pavilhão do Chá. Sem falar na feira que chama turistas para o espaço e estamos nos sentindo muito seguras, com a presença da Guarda Municipal”, revelou a aposentada.

Pavilhão do Chá – A Praça Venâncio Neiva foi entregue completamente requalificada e o Pavilhão do Chá é agora um Centro Cultural. O local agora é um espaço para diversas atividades culturais envolvendo as artes, como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas e palestras.O Pavilhão do Chá foi entregue totalmente revitalizado no último dia 31 de agosto, pelo prefeito Luciano Cartaxo.

“O prefeito transformou completamente o Pavilhão do Chá, não só a parte física, mas, principalmente, pelo conceito artístico e cultural. Lembrando que o espaço está aberto para a população e aos artistas que queiram fazer suas exposições de arte, literatura e música. O Pavilhão é um espaço, sobretudo, de convivência familiar e comunitária”, destacou o gestor do Centro Cultural Pavilhão do Chá, Joubert Fonseca.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook