Agentes Comunitários de Saúde são capacitados no Programa Gerente Saúde.

O Programa Gerente Saúde dá continuidade à série de capacitações com os profissionais que cuidam da atenção básica na Capital com o treinamento oferecido aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Na tarde desta quinta-feira (14), eles receberam atualizações sobre as práticas de trabalho e primeiros socorros, no auditório da Estação das Artes, em Cabo Branco. Implantado desde maio em toda a rede de 195 equipes, distribuídas em 98 Unidades de Saúde da Família (USF), o programa estabelece uma série de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, gerando mais qualidade nos serviços oferecidos pela rede, o que já vem sendo constatado através do Monitoramento do Índice de Satisfação dos Usuários.

Pelo menos 800 ACS se inscreveram de forma espontânea para participar da capacitação, que já foi oferecida anteriormente para os próprios ‘Gerente Saúde’ (profissionais designados para gerenciar cada unidade), recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e fisioterapeutas do SAD. Os ACS foram divididos em sete turmas e as capacitações acontecem uma vez por semana. “Estamos acompanhando passo a passo todo o funcionamento do Programa Gerente Saúde e, ao mesmo tempo, oferecendo novas capacitações, para melhorar cada vez a qualidade do serviço que prestamos e manter este diálogo permanente entre os profissionais e a população”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros ofereceu a primeira capacitação da tarde e destacou a importância dos ACS dentro da rede de saúde do município. “Os ACS são pontes de ligação entre a comunidade e a unidade, então esta capacitação é uma forma de motivá-los profissionalmente com seus processos de trabalho e também para ampliarem seus conhecimentos. Com isso, a gente segue efetivando mais uma vez o processo de capacitação do Programa Gerente Saúde para termos um atendimento mais resolutivo, dinâmico e efetivo para os usuários. Os ACS moram dentro da comunidade na qual trabalham, então há uma relação mais aproximada deles com os moradores e o fortalecimento deste contato é muito importante para o funcionamento do programa”, declarou. Além dela, o coordenador do Samu, Emanuel Almeida, participou da capacitação sobre os primeiros socorros.

O programa foi lançado em fevereiro de forma piloto, mas todas as 98 USFs já contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede. O projeto, pioneiro em todo o Estado, é fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Saúde na busca por mais resultados.

Na tarde desta quarta-feira (13), o prefeito Luciano Cartaxo se reuniu com a equipe de técnicos da Secretaria de Saúde responsável pela execução do programa com o objetivo de avaliar a melhoria nos serviços do Distrito V, que atente 22 bairros da Capital. Além disso, ele verificou os primeiros resultados do monitoramento, que constatou um crescimento em mais de 10% no nível de satisfação da população. Os usuários avaliam o atendimento dos profissionais de saúde, o tempo de espera, a entrega dos medicamentos e a estrutura física das unidades.

Novas USFs – Junto ao Gerente Saúde, o prefeito também anunciou a construção de 16 novas USFs, em um investimento de R$ 12 milhões, para oferecer uma melhor estrutura e garantir um novo padrão de qualidade a todas as unidades. Ao assumir a PMJP, em 2013, 30% das USFs estavam interditadas, mas entre recuperadas, ampliadas ou construídas desde aquele ano, já se somam 25 unidades. Estas novas 16 irão se somar a elas, substituindo aquelas que ainda funcionam em casas alugadas. “As USFs permitirão melhores condições de trabalho para os profissionais e possibilitarão um atendimento mais humanizado à população”, complementou Luciano.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.