8ª FLIBO - Feira Literária de Boqueirão começa nesta quarta e prossegue até a sexta

A cidade de Boqueirão, localizada na região do Cariri Oriental Paraibano, distante 170 km da capital e 55 km de Campina Grande, sedia a partir desta quarta-feira (20) a 8ª FLIBO - Feira Literária de Boqueirão, realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes).

Com uma vasta programação, a feira vai contar com palestras, oficinas, saraus poéticos, contação de histórias, apresentações culturais, livrarias, feirinha de artesanato e exposições.

A FLIBO reúne, desde 2010, escritores, professores e leitores em debates em torno da Literatura. A FLIBO conta com o apoio e a parceria do comércio local e de instituições como a Prefeitura Municipal de Boqueirão, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), SEBRAE, UEPB, UFCG, Funesc e demais associações parceiras.

Este ano o escritor Rinaldo de Fernandes, um dos maiores conhecedores da obra de Chico Buarque, será o Patrono da oitava edição da Flibo.



A feira começa com a tradicional Marcha Literária percorrendo as principais ruas da cidade de Boqueirão acompanhada pelas Bandas Marciais e alunos do município e de cidades circunvizinhas, anunciando que a FLIBO vai começar. Ao todo serão realizadas cerca de 30 oficinas, palestras, bate-papo com autores com lançamento literários, contação de história, feirinha de artesanato, feira de livros, exposições, apresentações musicais, saraus e Minha Escola na FLIBO, que é a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas durante o primeiro semestre.

Confira abaixo a programação oficial



PROGRAMAÇÃO OFICIAL – PRAÇA DA ABES
Dia 20/Set - quarta-feira
9h Marcha Literária – Concentração na Praça do Bairro Novo, desfile das escolas acompanhadas das Bandas Marciais anunciando a chegada da 8ª Flibo
19h Abertura Oficial, com apresentação da Filarmônica Nossa Senhora do Desterro e Orquestra Mirim da Escola Padre Inácio
20h Palestra de Abertura, Chico Buarque: o cancionista, o dramaturgo e o romancista, com Rinaldo de Fernandes, Patrono da 8ª Edição da FLIBO. Mediação da escritora Letícia Palmeira
21h30 Grupo Musical Carambolo
Dia 21/Set - quinta-feira
18h Espetáculo Palavra de Rei com a Cia Café com Pão de Teatro
19h O presente como História: narrativas de um tempo vivido, Palestra com os Historiadores Flávio Carreiro de Santana, Luíra Freire e Neide Cordeiro e o lançamento do livro História: tramas do tempo, impressões do vivido.
20h Bate-papo sobre a Realidade do Escritor no Brasil com os escritores Bruno Ribeiro, Débora Gil Pantaleão, Roberto Menezes, Johniere Alves Ribeiro e Jey Leonardo
21h Grupo Musical SONS EM DÓ – Jazz Band 
22h Moizés Cosme e Banda – MPB
Dia 22/Set - sexta-feira
17h – Contos da Carochinha - Cia Cordel em Canto
19h Tensões entre Biografias e Música Popular Brasileira: Chico Buarque e outros personagens do cenário musical nacional Bruno Gaudêncio e Cássio Cavalcante
20h Utopia em tempos de Revolução: os 200 anos da Revolução de Pernambuco, Thomas Bruno, Eduardo Côrtes e Josemir Camilo 
21h Tributo a Chico Buarque com Lara Sales
22h30 Ari Rodrigues e Larissa Benevides – MPB
Dia 23/Set – Sábado
9h De Repente Poesia na Feira com Tiago Monteiro, poeta e declamador; Allane Cordeiro, poeta e declamadora e Poetas da ABES e POEBRAS.
19h Bate-papo sobre Música, Literatura e Utopia – As canções de Chico Buarque e a Ditadura Militar no Brasil, com Stellio Mendes, Adeilson Sousa e Toninho Borbo
20h Sarau Às Flores de Chico, com o Coletivo Sarau das Almas, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar de Itabaina, PB
21h Sandra Belê – Show Voz e Sanfona 
22h30 Banda Turmalina
OFICINAS/MINICURSOS – ESCOLAS
Dia 21/Set – Quinta
9h – 12h
Minicurso Letras que cantam, versos que contestam: A resistência na poética de Chico Buarque e Ferreira Gullar. Público-alvo: alunos do ensino médio e público interessado. Limite: 30 pessoas. Este minicurso pretende discutir a literatura como meio de resistência, a partir das letras de músicas de Chico Buarque, bem como propor um diálogo discursivo entre estas e a poesia de Ferreira Gullar, com Fernanda Karyne de Oliveira e Jailma da Costa Ferreira. 
Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO
Minicurso Nestes versos eu me verso: a representação do feminino nas canções de Chico Buarque. Público-alvo: alunos do ensino médio e público interessado. Limite: 30 pessoas. Com Bruno Santos Melo, Maria Ismênia Lima e Otaíza dos Santos Silva. Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO
Oficina Literatura Infantil. Público-alvo: Professores e pessoas interessadas. Limite: 30 pessoas. Com Sandrelly Costa. Local: EMEF PADRE INÁCIO
Oficina Cordel em sala de aula. Público-alvo: alunos 5ª ao 7º ano. Limite: 30 pessoas. Com Daniel Francisco. Local: EMEF PADRE INÁCIO
Minicurso Palavras e imagens em livros infantis. Público-alvo: professores de educação básica. Limite: 30 pessoas. Com Marcela Lira. Local: EMEF PADRE INÁCIO
Oficina de Mangá. Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental e público interessado. Limite: 20 pessoas. Com Kaike Quadrinista. Local: EMEF PADRE INÁCIO
14h – 17h 
Oficina de Roteiro para cinema, com Pablo Hansmuller. Público-alvo: alunos do ensino médio e público interessado. Limite: 30 pessoas. Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO
Oficina Ode aos ratos: ativismo nas músicas de Chico Buarque. Público-alvo: alunos do 9º ano, ensino médio e graduandos. Limite: 30 pessoas. Com Helton de Farias Henrique, Dayane Kelly e Layze Mariana. Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO.
Oficina de Mangá. Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental e público interessado. Limite: 20 pessoas. Com Kaike Quadrinista. Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO.
Oficina de Técnica Vocal. Público-alvo: pessoas interessadas. Limite: 20 pessoas. Com Dayane Maciel (Coral em Canto, UFCG). Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO.
Dia 22/Set – Sexta
9h – 12h 
Oficina de Teatro: O ATOR DE RUA E SUAS EXTENSÕES, Cia. Café com Pão de Teatro. Público-alvo: atores, não-atores, iniciantes ou iniciados na prática de pernas de pau. Limite: 20 pessoas. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
Oficina Uma ponte entre a proposta pedagógica inclusiva e a literatura infantil. Público-alvo: pais e professores de crianças autistas/especiais. Limite: 30 pessoas. Com Ana Paula Vieira. Local: APAE Boqueirão (Rua Nossa Sra do Desterro, em frente ao Colégio do Estado).
Minicurso Políticas públicas de água para o semiárido brasileiro: risco x sustentabilidade. Público-alvo: qualquer pessoa que tenha interesse. Com Andrea Carla Azevedo e Sérgio Simplício. Limite: 30 pessoas. Auditório do Projeto 8 Verde (Antigo Túnel – DNOCS).
Oficina de Fotografia: fotografia, imagem e sociedade. Público-alvo: qualquer pessoa que tenha interesse. Limite: 20 pessoas. Com Franklin Alves. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
Minicurso Leitura Oral de Poemas. Público-alvo: graduandos e pessoas interessadas. Limite: 30 pessoas. Com Helder Pinheiro. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
Oficina Cordelendo. Com MARINALVA BEZERRA DE MENEZES SANTOS (Querindina) e ANTONIO FERNANDO ROCHA DOS SANTOS (Macambira). Público-alvo: crianças que saibam ler. Limite: 15 vagas. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
14h – 17h
Minicurso Você não passa de uma mulher: representações do feminino na música contemporânea, com Amélia Jessiely Espínola. Público-alvo: alunos do ensino médio e graduandos. Limite: 30 pessoas. Local: EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO.
Oficina A exploração animal e o despertar para o bem-estar e o direito dos animais: uma releitura do musical infantil “Os Saltimbancos”. Público alvo: alunos do 5º e 6º ano. Limite: 30 pessoas. Com Ana Paula Lacchia. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
Oficina Cordelendo. Com MARINALVA BEZERRA DE MENEZES SANTOS (Querindina) e ANTONIO FERNANDO ROCHA DOS SANTOS (Macambira). Público-alvo: crianças que saibam ler. Limite: 15 vagas. Local: EMEF PADRE INÁCIO.
MESAS / BATE-PAPO / PALESTRAS – ESCOLAS
Dia 21/Set - quinta-feira
15h Bate-papo com Efigênio Moura, escritor Paraibano, autor das obras Ciço de Luzia, Eita Gota, Caderneta de Fiado – EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO
Dia 22/Set – sexta-feira
10h Palestra: A Arte de contar histórias, com Cris Leandro (Cia Pé de Baobá) – EMEF PADRE INÁCIO
A palestra mostra a contação de histórias através da prática teatral, e tudo começa com o ato de ouvir e perceber a narração como mediação entre a leitura e a transmissão de conhecimento. Público Alvo: Educadores (pai, mãe, avós), contadores de histórias, animadores culturais, bibliotecários e interessados no tema.
10h Bate-papo: Escrita Criativa em sala de aula, com a professora Yolanda Silva e alunos da Escola Estadual de José Pinheiro, Camilly Miranda, Marcela Lima e Lucas Ribeiro (Projeto Jovens Blogueiros) – EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO.
Yolanda Maria da Silva é professora da E.E.E.F. José Pinheiro e criadora do projeto de leitura que contempla o espaço virtual intitulado “Jovens Blogueiros da Escola José Pinheiro”. Possui graduação em letras pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Literatura com a pesquisa “Macunaíma: uma análise mitocrítica”, pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI-UEPB).
15h Bate-papo: Conexão Literatura, com a escritora Ester Barroso (da Fanpage Moça, você é mais poesia que mulher) e a escritora Janaína Rico (Rico Editora e Eu Leio Brasil) - – EEEFM CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO REGO
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.