SMS participa de campanha e inicia programa de neurocirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), deu início nesta segunda-feira (28) ao evento ‘Neuro em Ação’. A campanha tem como objetivo conscientizar a população para os perigos de Traumatismo Cranioencefálico (TCE), Traumatismo Raquimedular (TRM) e acidentes de trânsito e segue até o dia 2 de setembro.
A abertura da campanha foi realizada no Hospital Municipal Santa Isabel e contou com a presença do Vice Prefeito da Capital, Manoel Júnior. “É um evento que resgata a boa neurocirurgia não apenas na Capital, mas em toda Paraíba, uma vez que o Santa Isabel também atende usuários de outros municípios. Além de reforçar a nossa preocupação em estar sempre melhorando o atendimento ofertado aos usuários da rede municipal de saúde”, destaca.
A ‘Neuro em Ação’ é uma campanha nacional e para realização na capital paraibana estão envolvidos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unipê e Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“Um evento deste porte só reforça a importância da integração dos serviços da PMJP, pois é com o envolvimento de todos que podemos ofertar um melhor cuidado aos usuários e alertar a população em geral”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

O projeto tem uma iniciativa educativa para conscientizar a população para uso do aparelho celular na direção (seja de moto ou carro), a importância da utilização do cinto de segurança, atenção para que ciclistas, motociclistas e usuários de skates e patins utilizem capacete de forma correta, aos cuidados com mergulho em águas rasas e as más posturas corporais.

Durante a campanha também serão atendidos mais de 60 pacientes que aguardam na rede SUS por alguma intervenção neurológica. As cirurgias tiveram inicio nesta segunda-feira pela manhã.

“O Santa Isabel é um hospital referência em cirurgia eletiva, inclusive em neurocirurgias, e é uma oportunidade de realizar um grande número de cirurgias em uma semana, o que dá celeridade aos processos de pacientes, não apenas de João Pessoa, que aguardavam para a realização de cirurgias desse tipo. Além disso, estaremos realizando uma campanha de conscientização para alertar para os riscos que podem causar essas lesões mais graves” reforma a diretora geral do HMSI, a cardiologista Yuzeth Brilhante.

Dados - De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. Já os acidentes por mergulho são a quarta causa de lesão medular nos EUA ficando atrás dos acidentes por armas de fogo, acidentes automobilísticos e quedas.

No Brasil, de acordo com o DataSUS, 37.306 pessoas foram vitimas fatais de acidentes de transporte terrestre em 2015 e 204 mil feridos hospitalizados. Nesse mesmo período houve 42,5 mil indenizações por morte e quase 516 mil por invalidez.

SBN - Nesta edição, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia comemora 60 anos e cerca de 60 cidades no Brasil estarão participando da campanha, que este ano tem o slogan ‘Use a cabeça, proteja seu corpo’, focado para a conscientização preventiva por parte dos condutores.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook