Servidores da Emlur formam Banco de Doadores de Sangue a partir desta quarta-feira

Dezenas de servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) farão parte de um Banco de Doadores de Sangue. A iniciativa, do Departamento de Bem Estar Social (Dibes), visa estimular a doação e solidariedade dos funcionários. A abertura do programa será nesta quarta-feira (9), marcada pelas consultas dos voluntários no setor médico da Emlur.

A coordenadora da Dibes, Niedja Fernandes, conta que a ideia surgiu a partir das muitas solicitações encaminhadas ao setor pelos funcionários da casa sobre doações de sangue. “Nós pretendemos suprir a nossa demanda e também estimular a doação regular. Antes de tudo, é um ato de amor ao próximo”, enfatiza. Segundo ela, nesta quarta, será feita uma consulta com o médico do trabalho da empresa e, posteriormente, o banco de dados dos funcionários será encaminhado ao Hemocentro da Capital.

A equipe da Dibes tem realizado visitas as administrações e núcleos de trabalho da Emlur informando sobre a doação de sangue, sua importância e convidando os servidores a fazer parte do Banco de Doadores de Sangue da Emlur. Na ficha dos funcionários, são preenchidas informações básicas, como nome, idade, peso e altura.

Critérios para se tornar um doador:

Peso mínimo de 50 quilos;
Idade entre 18 e 69 anos. (entre 16 e 17 anos também pode desde que autorizado pelo responsável);
O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
O doador não pode estar em jejum;
No dia da doação, é importante estar hidratado e manter a hidratação e alimentação após a doação.

Não pode doar:
Pessoa diagnosticada com hepatite após 11 anos de idade;
Pessoa exposta a doenças transmissíveis pelo sangue (ex: Aids, hepatite, sífilis ou doença de chagas);
Usuário de drogas;
Mulher grávida ou amamentando.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.