PMJP investe em capacitação contínua de profissionais da educação que atuam na rede municipal

Fazer da escola um ambiente agradável de aprendizado e bem estar para as crianças e adolescentes é primordial para obter resultados positivos. É com essa proposta que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), investe nos professores, técnicos e demais trabalhadores da rede por meio de capacitações que acontecem o ano inteiro. Uma valorização lembrada neste dia 6 de agosto, na qual se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.
Somente para os professores foram investidos, com recursos próprios, R$ 813.788 em formação continuada, em 2016. As atividades são voltadas para novas metodologias de ensino-aprendizado, técnicas pedagógicas e ainda capacitação em língua inglesa. No ano passado, a capacitação foi em parceria com o consulado norte-americano. Este ano, a PMJP firmou um convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e promoverá novamente esse treinamento para os educadores.
Além dos professores, os instrutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) são capacitados periodicamente durante o ano. O mesmo também é feito com os profissionais da educação especial e cuidadores.
A secretária de Educação do município, Edilma Ferreira, destacou que o professor da rede municipal de João Pessoa, hoje, tem um dos melhores salários do Nordeste e ganha 20% acima do piso nacional. “Isso é algo extraordinário diante das dificuldades econômicas do País. O professor é a chave que abre oportunidades na construção de um ser humano completo”, frisou a secretária.
Técnicos - Outros profissionais importantes para o bom andamento das atividades escolares e acompanhamento dos estudantes da rede municipal são os servidores técnico-administrativos e demais profissionais, como os trabalhadores do setor de alimentação das unidades de ensino. Todo o cardápio das escolas municipais é preparado por nutricionistas, priorizando sempre a alimentação saudável dos alunos, além de atender aos estudantes que possuem restrições alimentares.
Ainda sobre os profissionais responsáveis pela alimentação dos estudantes estão as merendeiras, figuras sempre queridas pelos alunos. Ao todo, são mais de 30 mil refeições diárias nas unidades de ensino do Município, incluindo Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e escolas. Por meio das capacitações realizadas ao longo do ano, as merendeiras e lactaristas da Sedec aprendem e aprofundam os conhecimentos sobre o manuseio e preparo correto dos alimentos, higiene do local de trabalho, armazenamento e conservação dos produtos.
A secretária Edilma Ferreira lembrou ainda da importância do investimento na capacitação dos demais servidores que trabalham na rede municipal de ensino com relação à contribuição para a formação dos alunos. “Temos uma gestão que tem valorizado os professores e demais trabalhadores que fazem da educação um instrumento de transformação para formar cidadãos melhores para a nossa cidade. Vamos continuar fazendo todo esse esforço para manter essa política de valorização cada vez melhor. Parabenizo a todos os educadores e técnicos da nossa rede”, destacou a secretária.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.