PMJP inicia formação de novas voluntárias do programa de Doulas Comunitárias

A partir do dia 19 de agosto, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a formação das 27 mulheres selecionadas para o programa Doulas Comunitárias Voluntárias. As capacitações serão realizadas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, nos turnos da manhã e tarde.

Durante as aulas, divididas em cinco módulos, serão abordados temas como: funções das doulas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher, a doula no pós-parto, aleitamento materno, introdução a práticas integrativas no parto, plano de parto, violência obstétrica e acompanhamento psicológico. A formação visa inserir as voluntárias em rodas de diálogo com profissionais de saúde, gestantes e mães para compartilhar experiências sobre gestação e maternidade.

“É um programa que auxilia na humanização do parto, com as doulas fazendo o acompanhamento das gestantes do pré-natal até a hora do parto. Existe uma lei municipal que garante esse direito as mulheres e nos estamos capacitando essas doulas para que, cada vez mais, João Pessoa tenha um número maior de voluntárias nesse processo”, disse a secretária de Políticas Extraordinárias para as Mulheres, Lídia Moura.

Programa – O ‘Doulas Voluntárias’ foi implantado na Prefeitura Municipal de João Pessoa em 2012, onde já capacitou mais de 120 mulheres. Este ano, o programa vai para a sua 5ª edição e propõe uma nova formatação, que deve alcançar um número maior de gestantes, pois vai atuar diretamente nas comunidades e por um período maior.

Confira o conteúdo programático:
MódulosTemaDataHorário
I - Atividades e funções da Doula no contexto do SUSRecepção e vivência

-A Doula na gestação;
-Voluntariado: O que é ser voluntário? Lei do voluntariado
19 de agosto8h – 12h


13h – 17h
II - Assistência ao Partoe políticas referentes à saúde da mulher- A cultura do parto no Brasil;
-Anatomia e Fisiologia do parto;
- A Doula no parto

- Noções de sala de parto hospitalar;
- Apresentação da Política Nacional de humanização do parto e nascimento;
 
26 de agosto8h – 12h





13h – 17h
III – A Doula no pós-parto e aleitamento maternoAssistência à mulher no puerpério

Recepção do recém-nascido após o parto e amamentação
 
 02 de setembro8h – 12h




13h – 17h
IV - Introdução a práticas integrativas no partoMassagem com óleos, técnicas de controle não farmacológico de alívio da dor, uso de óleos essenciais em compressas e massagens.

-Vivência da sexualidade.
09 de setembro8h – 12h





13h – 17h
V- Plano de Parto
Violência obstétrica

-Acompanhamento psicológico/ OFIU
a definir
 
16 de setembro8h – 12h



13h – 17h

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook