Paulo Rossi volta a expor “Em Trânsito” na Estação Cabo Branco

A exposição “Em Trânsito” do fotógrafo Paulo Rossi volta a ser exposta na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O público poderá conferir a exposição, que se encontra no corredor de acesso ao planetário, no prédio administrativo. A visitação acontece de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado de 10h às 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A exposição é um transitar pelos aeroportos e por aviões, ou seja, é como transitar no vácuo. As fotografias expostas retratam lugares de passagem, lugares para não ficar transitados por muitos, são lugares que não pertencem a ninguém. Paulo Rossi vem fotografando há quase três anos o estar em trânsito nos interiores de aviões e aeroportos com uma câmera compacta.

Passar despercebido pelo público é o que lhe deu liberdade para explorar a plasticidade destes lugares por onde passa muita gente, e que não pertence a ninguém. A exposição apresenta treze ampliações fotográficas grandes, expostas num enorme corredor com pé-direito alto que, de algum modo, remete aos espaços das viagens aéreas.

“São vazios preenchidos por gente de toda espécie, gente que não fica, apenas passa. Passa longas horas ou alguns minutos, de um avião para outro, de um saguão para outro ou de um aeroporto para outro, experimentando sempre a espera”, disse o fotografo Paulo Rossi.

O fotografo denota em suas obras que a massa de gente que vai e vem nos aeroportos passa despercebida entre si mesmo. O indivíduo poderá enxergar a multidão, mas a multidão não enxerga o indivíduo.

Paulo Rossi disse, ainda, que, a prática de fotografar com celulares e pequenas câmeras nestes ambientes tornou-se comum e que consequentemente também deixou de ser notada. Assim, a invisibilidade amplia a liberdade para experimentar a plástica do estar em trânsito nos diferentes espaços das viagens aéreas.

Sobre Paulo Rossi - É paulistano radicado em João Pessoa há seis anos. É fotógrafo e professor de fotografia. Lecionou no curso de Bacharelado em Fotografia do SENAC-SP. Foi coordenador dos cursos de fotografia da Casa das Artes Visuais (João Pessoa). Atualmente é professor no IESP, e no curso Fotógrafo do PRONATEC do IFPB. Foi curador associado do ciclo de debates presenciais e on-line Corpo Imagem dos Terreiros: experiência ritual, produção de presença do programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura (2010). Também foi curador da exposição Variações do feminino: bastidores do universo trans em 2010 e 2013, e do projeto Novíssimos: talentos da fotografia autoral na Paraíba, 2013. Como fotógrafo autoral participou de várias exposições coletivas, dentre as quais a mostra Setembro Fotográfico: Fotografia Paraibana, 2011, deVERcidade 2010 (iFOTO), Fortaleza, e 10ª Muestra de Documentales y Fotografía de América-Latina – 2010, Espanha. Em dezembro de 2011 foi selecionado para o Visionado Photoespaña em Santo Domingo, República Dominicana.


SERVIÇO:
Exposição “Em Trânsito”
Expositor: Paulo Rossi
Aberta
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados de 10h às 19h.
Local: Corredor do prédio administrativo
Entrada gratuita.
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook