Novo sistema de rádio comunicação digital da Segurança Pública chega à região de Campina Grande em setembro

A segunda etapa do sistema de rádio comunicação digital adquirido pelo Governo do Estado para as Forças de Segurança da Paraíba está em fase final de implementação. A expectativa é que, até a primeira quinzena do mês de setembro, toda a região de Campina Grande esteja coberta pela tecnologia que representa um investimento de R$ 33 milhões e já está funcionando na grande João Pessoa, assim como nos litorais sul e norte paraibanos.

De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os equipamentos da Motorola Solutions do Brasil estará proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade, com cobertura de 90% do território paraibano até o fim deste ano. “Nesta segunda fase, serão mais nove antenas instaladas e 30 municípios abrangidos pela tecnologia, que permite o desenvolvimento de diversas aplicações, como a utilização de GPS, dispondo da localização exata dos terminais, tanto no caso de viaturas, como de rádios de mão”, explicou o secretário.

Na primeira fase de implantação, foram cobertos pelo novo sistema de rádio comunicação digital 26 municípios, beneficiando uma população superior a 1,2 milhão. Ao término das instalações, serão 40 antenas (sítios de repetição) instalados em território paraibano, recebendo e distribuindo informações para 5.600 rádios, entre portáteis, móveis e fixos. As mensagens de áudio e texto serão protegidas por criptografia, impedindo que terceiros tenham acesso à comunicação efetuada entre as polícias.

“Tivemos muitos desafios, todos superados, e estamos saindo de uma realidade analógica para a digital. Este é o maior investimento do Governo do Estado em Segurança Pública nos últimos anos e envolve uso de uma tecnologia de ponta e robusta, chamada Tetra, utilizada em países da Europa, como Alemanha, França e Espanha. A fabricação, inclusive, é alemã. O objetivo é fazer com que as forças de segurança possam se comunicar de maneira mais ágil e segura, o que reflete em uma melhor prestação de serviço à população”, destacou Cláudio Lima.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook