Mais de mil estudantes inscritos na XI Olimpíada Brasileira de Robótica

Cerca de 1.500 estudantes das escolas públicas e particulares da Paraíba se inscreveram para participar da XI edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1 de setembro na Estação das Artes, prédio ao lado do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O público poderá entrar para assistir a competição gratuitamente em todos os dias.

A cidade de João Pessoa continuou sendo, pela segunda vez consecutiva, a segunda capital com o maior número de estudantes inscritos na OBR deste ano, perdendo apenas para São Paulo em número de inscritos. Os organizadores da OBR 2017 dividiram os estudantes em 358 equipes, que irão competir nas 16 arenas.

O coordenador da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, disse que a novidade este ano é a utilização do “Tournamenter”, um aplicativo para divulgação imediata do placar da competição no site da OBR www.obr.org.br. “Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou Fagner Ribeiro, que está a frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há sete anos.

Arenas montadas - As arenas para as competições estão sendo montadas no local onde irão acontecer as provas, obedecendo às regras do comitê da Olimpíada Brasileira de Robótica. São ao todo 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 arenas de testes usadas pelos competidores para treino antes da competição.

Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes, ficando da seguinte maneira: Regional A, dia 29 de agosto (terça-feira); Regional B, dia 30 de agosto (quarta-feira); Regional C, dia 31 de agosto (quinta-feira).

A final acontecerá no dia 1 de setembro (sexta-feira). Os participantes poderão conferir no site da OBR (http://www.sistemaolimpo.org/regionais/etapas/) a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

Como será? - Na terça-feira (29), primeiro dia, acontecerá o credenciamento, começando a partir das 8h da manhã; às 10h haverá a solenidade de abertura da OBR na galeria da Estação das Artes. Às 11h tem início às competições da Regional A, até às 17h, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados deste dia.

Na quarta-feira (30), segundo dia, o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional B. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.

Quinta-feira (31), terceiro dia, o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas às equipes da Regional C.

Na sexta-feira (1) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

História da OBR na Paraíba – A Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática, surgiu em João Pessoa no ano de 2011, tendo como sede oficial a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na época, os organizadores da OBR Nacional estavam de férias na cidade e souberam que existia um laboratório de Robótica na Estação Cabo Branco. Ficaram encantados com o projeto educativo da robótica e lançaram a proposta da casa se tornar a sede do evento na Paraíba.

O primeiro ano inscreveu 52 equipes. No segundo ano, 2012, participaram 72 equipes. Em 2013, o número de equipes competidoras foi de 61. No ano de 2014 foram 179 e em 2015 esse número pulou para 328 equipes participantes. No ano passado (2016) esse número subiu para 346 equipes. Os dados podem ser conferidos na tabela e gráfico abaixo:



O que é a OBR? – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que faz uso da robótica para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científicas e tecnológicas, identificando jovens talentosos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino e aprendizagem brasileiro. É organizada voluntariamente por professores e pesquisadores da área de Robótica de importantes universidades brasileiras que formam, atualmente, o Conselho Superior da OBR.

A Olímpiada possui duas modalidades que procuram se adequar, tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional, nas modalidades prática e teórica. A OBR se destina a todos os alunos das redes de ensino brasileiro, seja pública ou particular, é gratuita e não tem fins lucrativos.



SERVIÇO:
XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)
Período: 29, 30,31 de agosto e 1 de setembro de 2017
Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco
Horário das competições: 8h às 17h
Datas dos Regionais:
•        Regional A – Dia 29 de agosto (terça)
•        Regional B – Dia 30 de agosto (quarta)
•        Regional C – Dia 31 de agosto (quinta)
•        Final Estadual – Dia 1 de setembro (sábado)
Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303.
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook