Luciano Cartaxo reabre trabalhos da Câmara, destaca o planejamento da gestão e anuncia mais investimentos

Planejamento, investimento, diálogo, sintonia com o povo e a melhoria da qualidade de vida da população foram as tônicas do discurso do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na manhã desta terça-feira (1), no retorno dos trabalhos da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em sua mensagem ao legislativo, o prefeito destacou a maratona de obras e serviços que estão sendo entregues neste mês de aniversário de 432 anos da Capital – nesta sexta-feira (4), por exemplo, acontece a entrega de 192 apartamentos do Vista Alegre X – e ainda anunciou novos investimentos, como os R$ 12 milhões na malha viária, em um amplo programa de pavimentação asfáltica.

Luciano Cartaxo destacou que a atual gestão na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizou um planejamento que permitiu à Capital promover investimentos em diversas áreas sem aumentar nenhum imposto. E fez isso na contramão do cenário de crise financeira vivenciado em todo o país. “Nunca enviamos nenhuma matéria a esta Casa que aumentasse ou criasse novos impostos para nossa população. Isso só é possível porque fizemos um planejamento no qual modernizamos a máquina pública e cortamos gastos para investir no que era prioridade para todos”, disse o prefeito.

Destas prioridades, saíram grandes marcas que estão revolucionando o perfil da cidade e levam a PMJP a receber prêmios nacionais e internacionais pela excelência no modelo de gestão. Educação, saúde e habitação tornaram-se, de fato, prioridade e estão recebendo importantes investimentos que se traduzem em mais qualidade de vida, dignidade e cidadania para todos os moradores. “Escutamos de perto os anseios da população, saímos dos gabinetes e encontramos o povo através do Orçamento Participativo, inclusive nas escolas, diferente do que acontecia no passado, incluindo os principais protagonistas do futuro que se aproxima”, destacou Luciano Cartaxo.

Prova deste planejamento, segundo o prefeito pensado também em longo prazo, é o projeto João Pessoa Cidade Sustentável, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com um conjunto de ações para os próximos 30 anos, a finalização do Plano de Saneamento Básico e o avanço importante que está sendo dado com o Plano de Mobilidade Urbana e o de Competitividade. Mas além de olhar para o futuro, as ações já são realidade em todos os bairros da Capital. Somente neste ano, já foram 25 ações iniciadas ou já entregues, como o Complexo Hermes Taurino, escolas e creches em novo padrão, o programa Chega Junto, liberação de quase R$ 41 milhões em microcrédito através do Banco Cidadão e a entrega de unidades habitacionais.

Habitação – Nesta sexta-feira, véspera do aniversário da Capital, o prefeito realiza o sonho de mais 192 famílias que receberão as chaves de seus apartamentos no Vista Alegre X. São pessoas que viviam na Rua do Arame e na ocupação do antigo prédio do DNIT, em Cruz das Armas, que passarão a viver com dignidade em apartamentos novos. Na segunda quinzena, será a vez do Conjunto Vieira Diniz D beneficiar, de uma só vez, mais de mil pessoas com moradia de qualidade. E até o final deste ano, o maior programa habitacional da história de João Pessoa ultrapassa a marca de mais de 6 mil habitações entregues.

Educação – “Assumimos o compromisso de mudar o perfil da educação pública começando pela educação infantil. Nos próximos dias, vamos chegar a 48 creches em Tempo Integral construídas ou ampliadas”, afirmou Luciano Cartaxo, que também triplicou o número de estudantes e consolidou a maior rede de educação infantil de toda a Paraíba. Ainda neste mês, serão entregues 2 mil novos computadores com banda larga de qualidade dentro do programa Escola Conectada, beneficiando as unidades de ensino fundamental. O programa Ação Social pela Música ganha, esta semana, dois novos pólos, no Centro Cultural Casa da Pólvora e na Praça de Esportes e Cultura do Gervázio Maia.

Saúde – Em um cenário onde mais de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão fechadas em todo o País, João Pessoa cria a maior rede de UPAs da Paraíba. Além da UPA Oceania, Luciano Cartaxo já entregou as unidades de Valentina e de Cruz das Armas e as obras estão avançadas na UPA Especialidade dos Bancários, que será entregue no início do próximo ano, garantindo cobertura 100% do município.

“Além disso, estamos mudando o perfil da Atenção Básica. O programa Gerente Saúde está melhorando a qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família e acabamos de verificar um crescimento significativo do Índice de Satisfação do Usuário. Agora, além de metas a cumprir, as equipes são monitoradas em reuniões mensais com a minha participação direta”, disse Luciano. Dentro do Programa Gerente Saúde, o prefeito também já autorizou a construção de 16 novas USFs.

Mais investimentos – Luciano Cartaxo destacou ainda a revitalização do Centro Histórico da Capital, com a transformação promovida no Parque da Lagoa, e inúmeras praças como a da Pedra, 1817, João Pessoa e da Independência, entre outros. Além claro, de ressaltar o que está por vir, como o projeto pioneiro de habitação Villa Sanhauá, que finalmente sairá do papel e o Novo Conventinho, que já está em obras e se tornará um moderno centro de educação e cultura, onde abrigará a primeira Biblioteca Municipal de João Pessoa.

Neste mês de aniversário, a PMJP também vai concluir as obras de drenagem da Avenida Bancário Sérgio Guerra, pondo fim aos históricos alagamentos na principal dos Bancários; vai entregar a requalificação do Terminal de Integração, o novo Pavilhão do Chá e a ampliação do Lar do Garoto Jesus de Nazaré. Também serão iniciadas as obras da Casa Mãe Bebê, para prestar assistência médica às mães da Maternidade do Instituto Cândida Vargas.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook