João Pessoa anuncia adesão à rede global de cidades pelo desenvolvimento sustentável - ICLEI

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) passa, a partir de agora, a integrar a rede global ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade. A cidade sediou, entre 30 de julho e 1º de agosto deste ano, o XI Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras-CB27. Durante o Fórum do CB27 foi feito o anúncio da adesão de João Pessoa ao ICLEI.

A capital da Paraíba é o 54a governo local na América do Sul a aderir ao ICLEI.  Para o prefeito Luciano Cartaxo essa é mais uma maneira de colocar João Pessoa no debate mundial sobre desenvolvimento sustentável. “O que acontece em João Pessoa impacta não só aos moradores da cidade, mas todo o planeta. Em breve seremos um milhão de habitantes e é preciso planejar a cidade para as gerações futuras. Diversas iniciativas estão sendo tomadas nesse sentido, para que João Pessoa se mantenha como uma cidade ambientalmente agradável para seus moradores, sem perder de vista o desenvolvimento econômico”, concluiu.

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que esteve em João Pessoa durante a realização do XI Encontro do CB27, lembrou que na semana de aniversário da cidade, João Pessoa sediou uma importante discussão para a gestão ambiental no Brasil, sobre o licenciamento ambiental, promovendo o diálogo entre os integrantes do Fórum CB27, e mostrou uma série de experiências relevantes de sua política ambiental para  outras cidades. “Agora, como membro do ICLEI, esperamos apoiá-los no desenvolvimento de políticas e projetos de sustentabilidade que sejam transversais a toda a gestão”, concluiu.

Para Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, “essa é uma oportunidade única de estarmos inseridos nas principais pautas de discussão sobre desenvolvimento sustentável, ampliando o debate com outras cidades. É também uma excelente oportunidade para divulgarmos a agenda de João Pessoa e trocarmos experiências exitosas com outros gestores”.

Ao associarem-se ao ICLEI, os governos beneficiam-se de uma série de oportunidades de treinamentos, participação em projetos internacionais, espaços em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. O trabalho em rede permite ainda que os governos locais se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda. Com a nova adesão, o ICLEI América do Sul reúne 54 membros, em 8 países no continente, e impacta mais de 106 milhões de pessoas na Região.

Sobre o ICLEI  - O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 cidades e regiões de diversos portes, em mais de cem países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

Ao longo de sua trajetória de mais de 25 anos, o ICLEI tem promovido a articulação de cidades, estados e regiões pela agenda do desenvolvimento sustentável e está presente em todas as regiões do mundo, por meio de 17 escritórios e secretariados regionais.

O Secretariado para América do Sul conecta seus mais de 50 membros em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Gestão de Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook