Expotec discute a Internet e as Cidades Inteligentes no Centro de Convenções

O Governo do Estado, juntamente com a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e o Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB), realiza até 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, a feira de inovação e tecnologia Expotec, que neste ano terá como tema ‘A Internet e as Cidades Inteligentes’. O evento, que está em sua terceira edição, bateu recorde no número de participantes e já conta com mais de cinco mil inscritos. Neste ano, não haverá cobrança de ingressos, porém as vagas são limitadas.

O conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes, melhores de se viver e autossuficientes. A ideia ganhou força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai.

A secretária Executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio Garcia, destaca a importância da realização do evento. “A Expotec tem um papel importante que é de pensar nos temas do processo de transformação digital global de maneira que nossa sociedade local tem que se preocupar desde a questão da inclusão digital e produtiva, que cada vez mais tem que ser acessível, até questões tecnológicas propriamente ditas, que formam e qualificam jovens em áreas que são extremamente portadoras de futuro”, destacou.
Ainda de acordo com Francilene, o evento tem o papel de revelar soluções que estão sendo desenvolvidas na área de tecnologia da informação e comunicação. “As soluções sobre esses temas passam por um conjunto de atores, desde jovens da escola de nível médio e técnico, até graduandos de universidades locais. Esses jovens passam a ter contato com palestrantes nacionais e internacionais discutindo temas que são uma tendência tecnológica importante a exemplo de tecnologias para cidades inteligentes, cyber security, que é a segurança da internet. Com isso, eles se preparam para ter uma ação segura no uso da informação dentre outros temas que são atuais.

O Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, participará de debates sobre a questão das Startups e Empreendedorismo e Economia compartilhada.
Na Expotec 2017, a grade de programação contará com 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia.

A Expotec 2017 tem o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para participar, é necessário se cadastrar no site http://www.expotec.org.br/inscricao.html.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook