Encontro Nacional de Meio Ambiente é encerrado na Capital com palestra e visitas técnicas

As discussões e debates do XI Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 terminaram na manhã desta terça-feira (1º) com a palestra de Dal Marcondes, diretor executivo do Instituto Envolverde, que falou sobre a região Amazônica sob a perspectiva da economia social e ambiental de mercado. A discussão foi moderada por Alexandra Steinmeyer, representante adjunta da Fundação Konrad Adenauer. Após as discussões, os secretários fizeram visitas técnicas ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Parque da Lagoa e Viveiro Municipal de Plantas Nativas, para conhecer algumas ações ambientais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Durante a palestra, Dal Marcondes falou sobre o conceito de economia social de mercado e os desafios da gestão ambiental no Brasil, um país com fortes desigualdades e onde ainda impera a cultura da ilegalidade, cenário que desestimula investimentos com responsabilidade socioambiental, base do que deveria ser o mercado ideal. Dal Marcondes citou as dificuldades das empresas que investem em boas práticas. “Como, por exemplo, o manejo sustentável da floresta, mas tem que enfrentar a concorrência desequilibrada, enfrentando os preços baixos da madeira extraída de forma ilegal”, afirmou.

Fórum - O XI Encontro reuniu representantes dos 27 secretários de meio ambiente das capitais brasileiras e foi promovido pela PMJP, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com parcerias institucionais da Fundação Konrad Adenauer e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Este ano, o Fórum do CB27 teve como tema o ‘Licenciamento Ambiental nas Capitais Brasileiras’. Durante as discussões, os secretários e representantes das prefeituras tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a gestão ambiental nas capitais.

Konrad – A Fundação Konrad Adenauer (KAS) é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos, que atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão, promovendo a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável. A Fundação está presente no Brasil desde 1969, reunindo lideranças e formadores de opinião no universo acadêmico, trabalhando sempre com parceiros locais, incentivando o diálogo sobre os principais desafios do País.

ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook